« regresse à lista de resultados de pesquisa  
DICLOROISOCIANURATO DE SÓDIO DI-HIDRATADOICSC: 0437 (Dezembro 2022)
Dicloroisocianurato de sódio
Dicloroisocianurato sódico dihidrato
Troclosene sodium
Trocloseno de sódio
Trocloseno sodio, dihidrato
CAS #: 2893-78-9
ONU #: 2465
Número CE: 220-767-7

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não é combustível mas potência a combustão de outras substâncias. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Risco de incêndio e explosão com agentes redutores, água ou diversas substâncias. Consultar Perigos químicos.  NÃO pôr em contacto com substâncias inflamáveis. NÃO pôr em contacto com substâncias incompatíveis.    Usar água em grande quantidade. NÃO usar dióxido de carbono, usar pó .  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. NÃO contactar diretamente com a água. 

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Consulte o médico. 
Pele Vermelhidão. Dores.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar o médico se ocorrer irritação cutânea. Consultar Notas. 
Olhos Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves.  Usar viseira de proteção ou proteção ocular em combinação com proteção respiratória na presença de pó.  Enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão Dor de garganta. Sensação de ardor.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Dar a beber um ou dois copos de água. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: viseira erespirador com filtro de partículas adaptado à concentração da substância em suspensão no ar. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Varrer a substância derramada para recipientes secos cobertos. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais. NÃO absorver com serradura ou outros absorventes combustíveis. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

flam circlecorrexcl mark;warnenviro;aqua
PERIGO
Pode agravar incêndios; comburente
Nocivo por ingestão
Provoca irritação cutânea
Provoca lesões oculares graves
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 5.1; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Armazenar apenas no contentor original. Separado de substâncias inflamáveis e materiais incompatíveis. Consulte Perigos Químicos. Bem fechado. À prova de fogo. Seco. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Hermética. 
DICLOROISOCIANURATO DE SÓDIO DI-HIDRATADO ICSC: 0437
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
PÓ BRANCO CRISTALINO COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento e por contacto com água. Isto produz gases tóxicos, incluindo cloro (ver ICSC/FISQ 0126). A substância é um oxidante forte. Reage violentamente com materiais combustíveis e redutores. Reage violentamente com hipoclorito, compostos alcalinos, ácidos e água. Isto gera risco de incêndio e explosão.  

Fórmula: C3Cl2N3O3.Na
Massa molecular: 220.96
Descompõe-se a 230°C
Densidade (a 20°C): 0.96 g/cm³
Solubilidade em água, g/100ml: 25 (muito solúvel )  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação de pó e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é corrosiva para os olhos. A substância é irritante para os pele e possivelmente do tracto respiratório. 

Risco de inalação
Pode ser atingida rapidamente por dispersão, especialmente sob a forma de pó, uma concentração nociva de partículas transportadas pelo ar. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. A substância pode causar efeitos a longo prazo no ambiente aquático. É fortemente aconselhado a não deixar a substância química entrar no ambiente.  

NOTAS
Ver ICSC/FISQ 0126.
Lavar as roupas contaminadas com água em abundância devido ao risco de incêndio.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019