« regresse à lista de resultados de pesquisa  
ISOTIOCIANATO DE ALILOICSC: 0372 (Julho 1997)
Allyl isosulfocyanate
2-Propenyl isothiocyanate
3-Isothiocyanato-1-propene
Mustard oil
CAS #: 57-06-7
ONU #: 1545 (estabilizado )
Número CE: 200-309-2

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Inflamável. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Acima de 46°C podem formar-se misturas de vapor/ar explosivas.  EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar.  Acima de 46°C usar um sistema fechado, ventilação e equipamento eléctrico à prova de explosão.  Usar pó, AFFF, espuma, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 EVITAR PRODUÇÃO DE NÉVOAS! HIGIENE RIGOROSA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Dores.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar viseira de proteção ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Dor de garganta. Sensação de ardor.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. Provocar o vómito (APENAS EM PESSOAS CONSCIENTES!). Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. Ventilação. Recolher, na medida do possível, o líquido vertido e derramado, em recipientes herméticos. Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Riscos Subsidiários ONU: 3; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Separado de oxidantes fortes , ácidos e géneros alimentícios. Bem fechado. Armazenar apenas se estiver estabilizado. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
ISOTIOCIANATO DE ALILO ICSC: 0372
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR A AMARELO PÁLIDO OLEOSO COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento e por combustão. Decompõe-se " "P1] por contacto com ácidos. Isto produz altamente fumos tóxicos incluindo óxidos de azoto e óxidos de enxofre. Reage com oxidantes fortes. 

Fórmula: C4H5NS / CH2=CHCH2N=C=S
Massa molecular: 99.2
Ponto de ebulição: 148-154°C
Ponto de fusão: -102.5°C
Densidade relativa (água = 1): 1.0
Solubilidade em água: pobre
Pressão de vapor, kPa a 20°C: 0.493
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 3.4
Ponto de inflamação: 46°C c.c.
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 2.11  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus vapores, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
Lacrimação. A substância é irritante para os olhos, pele e tracto respiratório. 

Risco de inalação
Não pode ser dada qualquer indicação sobre o taxa a que uma concentração nociva desta substância no ar é atingida por evaporação a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites. O contacto repetido ou prolongado pode causar sensibilização da pele. A substância pode ter efeitos sobre o fígado, os rins, o estomâgo, a tiroideia e a bexiga. 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
 

NOTAS
A adição de um estabilizador ou inibidor pode influenciar as propriedades toxicológicas desta substância, aconselhando-se a consulta de um perito. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019