« regresse à lista de resultados de pesquisa  
PROPIONITRILAICSC: 0320 (Junho 2011)
Propanenitrile
Ethyl cyanide
Cyanoethane
CAS #: 107-12-0
ONU #: 2404
Número CE: 203-464-4

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Fácilmente inflamável. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio. O aquecimento vai causar um aumento de pressão e risco de explosão.  Misturas de vapor/ar são explosivas. O aquecimento provoca o aumento da pressão com risco de rebentamento. Risco de incêndio e explosão com agentes oxidantes.  EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar. NÃO pôr em contacto com superficies quentes ou agentes oxidantes fortes.  Sistema fechado, ventilação, equipamento eléctrico à prova de explosão e iluminação. NÃO usar ar comprimido para encher, descarregar ou manusear. Usar ferramentas manuais antichispa.  Usar pó, espuma, dióxido de carbono. A água pode não ser eficaz.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 HIGIENE RIGOROSA! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Dor de cabeça. Dor de garganta. Aperto no peito. Falta de ar. Náuseas. Vómitos. Letargia. Perda de consciência. Paragem cardíaca e respiratória. Os sistomas poderão surgir mais tarde.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Poderá ser necessário respiração artificial. Não deve fazer respiração boca-a-boca. Consulte imediatamento o médico. Consultar Notas. 
Pele FACILMENTE ABSORVIDO! Vermelhidão.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar imediatamente o médico. 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Consultar Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Dar a beber um ou dois copos de água. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Consulte um perito! Evacuar a zona de perigo! Proteção individal: vestuário para proteção química incluindo aparelho respiratório autónomo. Ventilação. Remover todas as fontes de ignição. Recolher, na medida do possível, o líquido vertido e derramado, em recipientes herméticos. Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

flam;flameskull;toxiccancer;health haz
PERIGO
Líquido e vapor extremamente inflamáveis
Mortal por ingestão, contacto com a pele ou inalação
Pode provocar sonolência ou vertigens
Provoca irritação cutânea e ocular
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Pode ser nocivo por ingestão e penetração nas vias respiratórias 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 3; Riscos Subsidiários ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Manter em sala bem arejada. Separado de oxidantes fortes , ácidos e géneros alimentícios. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
PROPIONITRILA ICSC: 0320
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR COM CHEIRO CARACTERÍSTICO. 

Perigos físicos
O vapor mistura-se bem com o ar, formando fácilmente misturas explosivas. O vapor é mais pesado do que o ar e pode propagar-se no solo; é possível uma ignição à distancia. 

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento ou por combustão e por contacto com superfícies quentes. Isto produz fumos tóxicos incluindo óxidos de azoto e cianeto de hidrogénio. Reage violentamente com oxidantes fortes. Isto gera risco de incêndio e explosão. Reage com ácidos, vapor e água quente. Isto produz cianeto de hidrogénio tóxico e inflamável.  

Fórmula: C3H5N / CH3CH2CN
Massa molecular: 55.1
Ponto de ebulição: 97°C
Ponto de fusão: -92°C
Densidade relativa (água = 1): 0.78
Solubilidade em água, g/100ml a 20°C: 10 (bom)
Pressão de vapor, kPa a 20°C: 5.2
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 1.9
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 1.05
Ponto de inflamação: 2°C c.c.
Limite de explosividade, vol% no ar: 3.1-?
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 0.16
Temperatura de auto-ignição: 510°C
Viscosidade: 0,44 mPa*s a 20°C  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus vapores, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é moderadamente irritante para os olhos e pele. O vapor é irritante para o tracto respiratório superior. A substância pode causar efeitos na respiração celular. Isto pode resultar em acidose metabólica , depressão do sistema nervoso central, perturbações cardíacas ou morte. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar, pode ser atingida bastante rápido por evaporação desta substância a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
A substância pode ter efeitos sobre o sangue. Pode resultar em anemia. A ingestão pode causar efeitos no tracto gastrointestinal. Pode resultar em ulceração. A substância pode ter efeitos sobre os rins, o fígado e a tiroideia . Pode resultar em funções deficientes.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
Esta substância pode ser perigosa para o ambiente. Deve ser dada especial atenção a organismos aquáticos.  

NOTAS
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
O oxigénio deve ser administrado exclusivamente por pessoal médico ou de primeiros socorros especialmente treinado
NÃO levar roupa de trabalho para casa.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Ver ICSC/FISQ 0088, 0492, 0671 e 1118.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019