« regresse à lista de resultados de pesquisa  
ÁCIDO CLOROACÉTICOICSC: 0235 (Novembro 2016)
Monochloroacetic acid
Chloroethanoic acid
MCA
CAS #: 79-11-8
ONU #: 1751
Número CE: 201-178-4

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.    NÃO usar chama aberta. NÃO pôr em contacto com substâncias incompatíveis. Consultar Perigos Químicos.    Usar pulverizões com água, pó, espuma resistente ao álcool, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! PRIMEIROS SOCORROS: USAR PROTECÇÃO INDIVIDUAL. Consultar Notas. 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Dor de garganta. Tosse. Falta de ar. Sensação de ardor por detrás do esterno. Respiração ofegante. Os sistomas poderão surgir mais tarde. Consultar Notas. Ver mais em Ingestão.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte imediatamento o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves da pele. Saiba mais em Ingestão.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Utilizar luvas de protecção na administração de primeiros socorros. Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar Notas. Consultar imediatamente o médico. 
Olhos Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves.  Usar proteção facial ou proteção ocular em combinação com proteção respiratória na presença de pó.  Enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão Queimaduras na boca e na garganta. Dores abdominais. Vómitos. Diarreia. Convulsões. Choque ou colapso. Perda de consciência.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. Consultar Notas. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário para proteção química incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. NÃO despejar no esgoto. Varrer a substância derramada para recipientes cobertos. Se necessário, humedecer primeiro para evitar a formação de poeiras. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

skull;toxiccorrcancer;health hazenviro;aqua
PERIGO
Pode ser corrosivo para os metais
Tóxico por ingestão ou contacto com a pele
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Provoca danos no orgãos
Muito tóxico para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Riscos Subsidiários ONU: 8; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Separado de materiais incompatíveis e géneros alimentícios. Consulte Perigos Químicos. Seco. Armazenar apenas no contentor original. Bem fechado. Ventilação ao longo do solo. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
ÁCIDO CLOROACÉTICO ICSC: 0235
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS INCOLORES HIGROSCÓPICOS COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
O vapor é mais pesado do que o ar.  

Perigo químicos
Decompõe-se por combustão. Isto produz fumos tóxicos incluindo cloreto de hidrogénio e fosgénio. A solução em água é um ácido mederadamente forte. Ataca metais. Isto produz um gás combustível/explosivo (hidrogénio - ver ICSC 0001) . Reage com bases, substâncias oxidantes e agentes redutores. Isto produz gases tóxicos e inflamáveis. Isto gera risco tóxico, de incêndio e de explosão. Ataca algumas formas de plástico, algumas formas de borracha e revestimentos. 

Fórmula: C2H3ClO2 / ClCH2COOH
Massa molecular: 94.5
Ponto de ebulição: 189°C
Ponto de fusão: ver Notas
Densidade (a 20°C): 1.58 g/cm³
Solubilidade em água a 20°C: muito bom
Pressão de vapor, Pa a 25°C: < 10
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 3.3
Ponto de inflamação: 126°C c.c.
Temperatura de auto-ignição: 470°C
Limite de explosividade, vol% no ar: 8 -?
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 0.34  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. A inalação de concentrações elevadas pode causar edema pulmonar, mas apenas depois de terem ocorrido os efeitos corrosivos iniciais sobre os olhos e tracto respiratório superior Ver Notas. A substância pode causar efeitos no metabolismo. Isto pode resultar em acidose metabólica ou falência de múltiplos órgãos . A exposição pode causar morte. Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar será atingida lentamente por evaporação desta substância a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
A inalação repetida ou prolongada pode causar efeitos sobre os pulmões.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 0.5 ppm.
TLV: (pele); 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano).
MAK: 2.0 mg/m3, 0.5 ppm; categoria de limite de pico de exposição: I(2); risco relativo ao grupo das grávidas: C 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. 

NOTAS
Em caso de contacto com a pele, é necessário enxaguar imediatamente com água em abundância. Em alternativa, podem ser aplicados banhos de emergência com 3 - 5% de bicarbonato de sódio para submergir a pele exposta.
Quando > 5% da superfície da pele é afetada, pode ocorrer uma intoxicação grave e mesmo fatal.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Consultar um centro de informação sobre veneno ou um perito para mais informações.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Deve ser considerada a administração imediata de uma terapia apropriada por inalação, por um médico, ou por uma pessoa autorizada.
Outros pontos de fusão: 63°C (forma alfa), 56.2°C (forma beta), 52.5°C (forma gama).
Outros números ONU: 1750 Ácido cloroacético, solução; 3250 Ácido cloroacético, fundido. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T, C, N; R: 23/24/25-34-50; S: (1/2)-26-36/37/39-45-61-63 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019