« regresse à lista de resultados de pesquisa  
ÁCIDO NÍTRICO (> 70% EM ÁGUA)ICSC: 0183 (Novembro 2016)
CAS #: 7697-37-2
ONU #: 2031
Número CE: 231-714-2

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não é combustível mas potência a combustão de outras substâncias. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Risco de incêndio e explosão com substâncias incompatíveis. Consultar Perigos químicos.    NÃO entrar em contacto materiais incompatíveis: Consultar Perigos Químicos  Usar água em grande quantidade, dióxido de carbono. NÃO usar pó , usar espuma .  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. NÃO colocar a substância em contacto direto com a água. 

 EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta. Sensação de ardor. Falta de ar. Respiração ofegante.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte imediatamento o médico. 
Pele Dores. Coloração amarela da pele. Queimaduras graves da pele.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção. Avental.  Utilizar luvas de protecção na administração de primeiros socorros. Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar imediatamente o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão Queimaduras na boca e na garganta. Sensação de ardor por trás do esterno. Dores abdominais. Vómitos. Choque ou colapso.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. Não dê nada a beber. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário para proteção química incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO absorver com serradura ou outros absorventes combustíveis. Ventilação. Recolher o líquido derramado em recipientes seláveis . Neutralizar cuidadosamente o resíduo com carbonato de sódio. Em seguida, lavar com água em abundância. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

flam circlecorr
PERIGO
Pode ser corrosivo para os metais
Pode agravar incêndios; comburente
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Ver Notas 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 8; Riscos Subsidiários ONU: 5.1; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
Separado de substâncias combustíveis, agentes dedutores, bases, químicos orgânicos e géneros alimentícios. Fresco. Seco. Manter em sala bem arejada. Armazenar apenas no contentor original. 
EMBALAGEM
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
ÁCIDO NÍTRICO (> 70% EM ÁGUA) ICSC: 0183
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR A AMARELO COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
Sem dados. 

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento. Isto produz fumos e gases tóxicos e irritantes, incluindo óxidos de azoto. A substância é um oxidante forte. Reage violentamente com materiais combustíveis e redutores, como terebintina, carvão vegetal e álcool. A substância é um ácido forte. Reage violentamente com bases e é corrosivo aos metais. Isto produz gás inflamável/explosivo (hidrogénio - ver ICSC/FISQ 0001). Reage violentamente com compostos orgânicos. 

Fórmula: HNO3
Massa molecular: 63.0
Ponto de ebulição: 121°C
Ponto de fusão: -41.6°C
Densidade relativa (água = 1): 1.4
Solubilidade em água a 20°C: miscível
Pressão de vapor, kPa a 20°C: 6.4
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 2.2
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 1.07
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): -0.21  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
Efeitos locais por todas as vias de exposição. 

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. Corrosivo por ingestão A inalação pode causar reações semelhantes às da asma (RADS) . A exposição pode causar asfixia por inflamação da garganta. A inalação de elevadas concentrações pode causar pneumonite e edema pulmonar . Ver Notas.  

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar, pode ser atingida muito rápidamente por evaporação desta substância a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
A inalação repetida ou prolongada pode causar efeitos sobre os dentes. Pode resultar em erosão dos dentes. A substância pode ter efeitos sobre o tracto respiratório superior e os pulmões. Pode resultar em inflamação crónica das vias respiratórias e função pulmonar reduzida. As névoas provenientes deste ácido inorgânico forte são cancerígenas para os seres humanos. Ver Notas 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 2 ppm ; TLV-STEL1 4 ppm.
EUL-STEL1 2.6 mg/m3, 1 ppm 

AMBIENTE
 

NOTAS
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
As névoas de ácido inorgânico forte são classificadas pelo IARC como carcinogénicas (grupo 1). Contudo, não há informação disponível sobre a carcinogenicidade de outras formas físicas desta substância. Por conseguinte, não foi aplicada qualquer classificação de carcinogenicidade nos termos do GHS.
NUNCA deitar água nesta substância; para a dissolver ou diluir, deve juntar a água lentamente.
O aviso de odor, quando o valor limite de exposição é excedido, não é suficiente.
Lavar as roupas contaminadas com água em abundância devido ao risco de incêndio.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: O, C; R: 8-35; S: (1/2)-23-26-36-45; Notas: B 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019