« regresse à lista de resultados de pesquisa  
MALATIÃOICSC: 0172 (Novembro 2019)
Diethyl(dimethoxythiophosphorylthio)succinate
S-1,2-bis(Ethoxycarbonyl)ethyl O,O-dimethylphosphorodithioate
Butanedioic acid, {(dimethoxyphosphinothioyl)thio}-, diethyl ester
Diethyl 2-dimethoxyphosphinothioylsulfanylbutanedioate
CAS #: 121-75-5
ONU #: 3082
Número CE: 204-497-7

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Risco de incêndio e explosão se as formulações contiverem solventes infamáveis/explosivos.  NÃO usar chama aberta.    Usar espuma, pó, dióxido de carbono.   

 EVITAR QUALQUER CONTACTO! PRIMEIROS SOCORROS: USAR PROTECÇÃO INDIVIDUAL. 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Contracções musculares. Constrição pupilar, cãibras musculares, salivação excessiva. Suores. Náuseas. Tonturas. Convulsões. Perda de consciência. Respiração ofegante.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte imediatamento o médico. Consultar Notas. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Consulte também: Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. Consultar imediatamente o médico. Consultar Notas. 
Olhos   Usar viseira de proteção ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Cólicas abdominais. Diarreia. Vómitos. Consultar mais em Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Procurar imediatamente cuidados médicos. Consultar Notas. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: respirador com filtro para gases e vapores orgânicos adaptado à concentração da substância no ar. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Recolher, na medida do possível, o líquido vertido e derramado, em recipientes herméticos. Consulte Perigos Químicos Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

excl mark;warncancer;health hazenviro;aqua
PERIGO
Nocivo por ingestão
Pode provocar cancro
Muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 9; Grupo de embalagem ONU: III 

ARMAZENAMENTO
Armazenar apenas na embalagem original. Separado de oxidantes fortes e géneros alimentícios. Manter em sala bem arejada. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.
Poluente marinho. 
MALATIÃO ICSC: 0172
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO AMARELO-ACASTANHADO COM CHEIRO CARACTERÍSTICO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento e por combustão. Isto produz fumos tóxicos incluindo óxidos de fósforo e óxidos de enxofre. Reage violentamente com oxidantes fortes. Isto gera risco de incêndio e explosão. Ataca ferro, alguns outros metais, algumas formas de plástico e borracha. 

Fórmula: C10H19O6PS2
Massa molecular: 330.4
Ponto de fusão: 3°C
Densidade relativa (água = 1): 1.2
Solubilidade em água, mg/l: 143 (muito pouco solúvel)
Pressão de vapor a 30°C: negligenciável
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 11.4
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 1.00
Ponto de inflamação: 163°C c.c.
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 2.89  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância pode causar efeitos no sistema nervoso central. Inibição da colinesterase. Isto pode resultar em convulsões ou depressão respiratória . Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar não será atingida ou será apenas muito lentamente, com a evaporação desta substância a 20°C; por pulverização ou dispersão, no entanto, muito mais rápido . 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado pode causar sensibilização da pele. Inibição da colinesterase. São possíveis efeitos cumulativos . Ver Perigos agudos/assintomáticos. Esta substância é provavelmente carcinogénica para os seres humanos. 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 1 mg/m3.
TLV: (pele); 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano) ; BEI estabelecido.
MAK: (a fracção inalável ): 15 mg/m3; categoria de limite de pico de exposição: II(4); risco relativo ao grupo das grávidas: D 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. A substância pode causar efeitos a longo prazo no ambiente aquático. Esta substância pode ser perigosa para o ambiente. Deve ser dada especial atenção a abelhas. Esta substância entra no ambiente em condições normais de utilização. No entanto, deve ter-se o maior cuidado para evitar qualquer libertação adicional, por exemplo, através de eliminação inadequada. 

NOTAS
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Se a substância for formulada com solventes, consultar também as fichas ICSC/FISQ dos solventes.
Os solventes transportadores utilizados em formulações comerciais podem alterar as propriedades físicas e toxicológicas.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019