« regresse à lista de resultados de pesquisa  
CLORETO DE HIDROGÉNIOICSC: 0163 (Novembro 2016)
Anhydrous hydrogen chloride
Hydrochloric acid, anhydrous
CAS #: 7647-01-0
ONU #: 1050
Número CE: 231-595-7

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não combustível.        Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados  EM caso de incêndio: mantenha as garrafas frias pulverizando com água. Combater o fogo a partir de um local seguro. 

 EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta. Sensação de ardor. Falta de ar. Respiração ofegante.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte imediatamento o médico. 
Pele Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves da pele. EM CONTACTO COM O LÍQUIDO: QUEIMADURAS POR CONGELAÇÃO.  Luvas resistentes ao frio . Roupa de proteção.  Utilizar luvas de protecção na administração de primeiros socorros. Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar imediatamente o médico. 
Olhos Vermelhidão. Dores. Visão turva. Queimaduras graves. EM CONTACTO COM O LÍQUIDO: QUEIMADURAS POR CONGELAÇÃO.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão      

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção química estanque a gases, incluindo aparelho de respiração autônomo. Ventilação. Eliminar o gás com pulverizações de água a baixa pressão. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

cylinder;gasskull;toxiccorr
PERIGO
Contém gás sob pressão; pode explodir se aquecido
Tóxico por inalação
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Ver Notas 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 2.3; Riscos Subsidiários ONU: 8 

ARMAZENAMENTO
Fresco. À prova de fogo se armazenado no interior de um edifício. Separado de géneros alimentícios e materiais incompatíveis. Consulte Perigos Químicos. Manter em sala bem arejada. 
EMBALAGEM
 
CLORETO DE HIDROGÉNIO ICSC: 0163
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
GÁS INCOLOR COMPRIMIDO LIQUEFEITO COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
O gás é mais pesado do que o ar e pode acumular-se em espaços inferiores, causando uma deficiência de oxigénio. 

Perigo químicos
A solução em água é um ácido forte. Reage violentamente com bases e é corrosivo. Reage violentamente com oxidantes. Isto produz gás tóxico (cloro - ver ICSC/FISQ 0126). Ataca muitos metais em presença de água. Isto produz gás inflamável/explosivo (hidrogénio - ver ICSC/FISQ 0001).  

Fórmula: HCl
Massa molecular: 36.5
Ponto de ebulição: -85.1°C
Ponto de fusão: -114.2°C
Densidade (gás): 1.00045 g/l
Solubilidade em água, g/100ml a 30°C: 67 (moderada)
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 1.3
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 0.25  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
Efeitos locais por todas as vias de exposição. A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação.  

Efeito de exposição a curto prazo
A evaporação rápida do líquido pode causar queimaduras pelo frio. A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. A inalação de deste gás pode causar reações semelhantes às da asma (RADS) . A exposição pode causar asfixia por inflamação da garganta. A inalação de concentrações elevadas pode causar edema pulmonar, mas apenas depois de terem ocorrido os efeitos corrosivos iniciais sobre os olhos e tracto respiratório superior A inalação de elevadas concentrações pode causar pneumonite. Ver Notas.  

Risco de inalação
Em caso de fuga, será atingida muito rapidamente uma concentração nociva deste gás no ar. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
A inalação repetida ou prolongada pode causar efeitos sobre os dentes. Pode resultar em erosão dos dentes. A substância pode ter efeitos sobre o tracto respiratório superior e os pulmões. Pode resultar em inflamação crónica das vias respiratórias e função pulmonar reduzida. As névoas provenientes deste ácido inorgânico forte são cancerígenas para os seres humanos. Ver Notas 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-STEL1 2 ppm.
TLV: 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano).
MAK: 3.0 mg/m3, 2 ppm; categoria de limite de pico de exposição: I(2); risco relativo ao grupo das grávidas: C.
EUL-TWA1 8 mg/m3, 5 ppm; EUL-STEL1 15 mg/m3, 10 ppm 

AMBIENTE
 

NOTAS
O valor limite de exposição profissional não deve ser excedido durante a exposição profissional.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
As névoas de ácido inorgânico forte são classificadas pelo IARC como carcinogénicas (grupo 1). Contudo, não há informação disponível sobre a carcinogenicidade de outras formas físicas desta substância. Por conseguinte, não foi aplicada qualquer classificação de carcinogenicidade nos termos do GHS.
Girar o cilindro com fugas para evitar a libertação de gás em estado líquido.
Outros números ONU: 2186 (líquido refrigerado) classe(s) de perigo: 2,3; perigo subsidiário: 8; 1789 (ácido clorídrico) classe de perigo: 8, grupo de embalagem II ou III.
As soluções aquosas podem conter até 38% de cloreto de hidrogénio. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T, C; R: 23-35; S: (1/2)-9-26-36/37/39-45 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019