« regresse à lista de resultados de pesquisa  
BROMETO DE CIANOGÉNIOICSC: 0136 (Dezembro 2000)
Bromine cyanide
Cyanobromide
Bromocyan
CAS #: 506-68-3
ONU #: 1889
Número CE: 208-051-2

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não é combustível mas forma gás inflamável em contacto com a água ou ar húmido Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.        Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados   

 EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Dor de garganta. Tosse. Sensação de ardor. Convulsões. Tonturas. Dor de cabeça. Falta de ar. Respiração ofegante. Náuseas. Perda de consciência. Vómitos.  Utilize sistema fechado ou ventilação.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Dores. Bollhas. Consulte também: Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar viseira de proteção, proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Dores abdominais. Consultar mais em Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Procurar cuidados médicos . Consultar Notas. Enxaguar a boca. Provocar o vómito (APENAS EM PESSOAS CONSCIENTES!). 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. Ventilação. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Varrer a substância derramada para recipientes seláveis cobertos. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Riscos Subsidiários ONU: 8; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
Separado de géneros alimentícios. Consulte Perigos Químicos. Seco. Bem fechado. 
EMBALAGEM
Hermética.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.
Poluente marinho. 
BROMETO DE CIANOGÉNIO ICSC: 0136
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS INCOLORES OU BRANCOS COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
O vapor é mais pesado do que o ar.  

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento e por contacto com ácidos. Isto produz tóxico e inflamável (ver ICSC/FISQ 0492) e brometo de hidrogénio corrosivo (ver ICSC/FISQ 0282). Reage com oxidantes fortes. Reage lentamente com água e humidade. Isto produz brometo de hidrogénio e cianeto de hidrogénio. Ataca muitos metais em presença de água. 

Fórmula: BrCN
Massa molecular: 105.9
Ponto de ebulição: 61-62°C
Ponto de fusão: 52°C
Densidade: 2.0 g/cm³
Solubilidade em água: reacção lenta
Pressão de vapor, kPa a 25°C: 16.2
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 3.6
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 1.53
Sublima à temperatura ambiente  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus vapores, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é severamente irritante para os olhos, pele e tracto respiratório. A inalação de vapor pode causar edema pulmonar Ver Notas. Os efeitos podem ser retardados. A substância pode causar efeitos nos respiração celular. Isto pode resultar em convulsões, perda de consciência ou falência respiratória. É indicada vigilância médica. A exposição pode causar morte. 

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar, pode ser atingida muito rápidamente por evaporação desta substância a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-STEL1 0.3 ppm 

AMBIENTE
Os efeitos ambientais da substância não têm sido investigados adequadamente. É fortemente aconselhado a não deixar a substância química entrar no ambiente.  

NOTAS
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Sublima à temperatura ambiente.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Deve ser considerada a administração imediata de uma terapia apropriada por inalação, por um médico, ou por uma pessoa autorizada.
Os produtos comerciais são geralmente soluções em clorofórmio. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019