Recursos: Trabalho Infantil no Brasil

  1. Boas práticas em comunicação: um guia para fontes de informação

    1 de Dezembro de 2007

    Traz uma síntese das estratégias de comunicação elaboradas e implementadas com participação de representantes de instituições que vêm contribuindo para erradicar a exploração da mão-de-obra infantil no território brasileiro.

  2. Aplicação da legislação no Brasil

    1 de Dezembro de 2005

    Coleção boas práticas e lições aprendidas em prevenção e erradicação da exploração sexual comercial (ESC) de meninas, meninos e adolescentes). Sistematiza algumas lições aprendidas e boas práticas relacionadas com a aplicação da legislação sobre a exploração sexual infantil no Brasil.

  3. Brasil sem trabalho infantil! Quando? Projeção de estimativas de erradicação do trabalho infantil, com base em dados de 1992-2003: Resumo executivo

    1 de Dezembro de 2004

  4. O Brasil e o trabalho infantil no início do século 21

    1 de Dezembro de 2004

    Mostra o perfil do trabalho infantil no Brasil, analisando aspectos relacionados à escolaridade, ao tipo de trabalho, ao rendimento, às atividades desenvolvidas, à renda, aos acidentes de trabalho e outros.

  5. Boas práticas: integração de gênero nas ações contra o trabalho infantil

    1 de Dezembro de 2004

    Primeiro relatório desenvolvido pela OIT/IPEC em Boas Práticas nas ações contra o trabalho infantil e a integração de gênero.

  6. Aspectos qualitativos do trabalho infantil no Brasil

    1 de Dezembro de 2004

    Análise qualitativa do trabalho infantil no Brasil que caracteriza as transformações ocorridas em seu perfil, nos últimos quinze anos.

  7. Análise das políticas e programas sociais no Brasil

    1 de Dezembro de 2004

    Estudo realizado no âmbito do Projeto IPEC, abordando uma análise da inversão social existente no Brasil.

  8. Boas práticas de combate ao trabalho infantil

    1 de Dezembro de 2003

    Edição comemorativa dos 10 anos do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) no Brasil com uma análise das experiências no campo de erradicação do trabalho infantil.

  9. Análise e recomendações para a melhor regulamentação e cumprimento da normativa nacional e internacional sobre o trabalho de crianças e adolescentes no Brasil

    1 de Dezembro de 2003

    Conjunto de estudos legislativos nacionais nos quais se analiza a norma vigente em matéria de trabalho infantil e adolescente em diferentes países, e se oferecem recomendações para uma melhor regulamentação e cumprimento das mesmas.