1. Projeto Promoção do Trabalho Decente para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade

    31 de Julho de 2022

    O projeto tem por objetivo a atenção direta a grupos em situação de vulnerabilidade pela exclusão por causas diversas (racismo, sexismo, preconceito religioso, deficiência e outros). A estratégia central é desenvolver ações combinadas para aumentar a sua eficácia. Neste sentido, o projeto propõe iniciativas de formação profissional, aliadas à conscientização social, além de fortalecer outras habilidades, como expressão, autoestima e capacidade de planejamento de vida e carreira. As ações direcionadas aos grupos prioritários, às organizações de empregadores e trabalhadores e à sociedade aumentam as possibilidades da inclusão formal no trabalho, sua permanência e ascenção

  2. Nova campanha faz chamado para combate ao trabalho doméstico análogo à escravidão

    16 de Junho de 2022

    Iniciativa é uma ação conjunta da ONU Mulheres, OIT, MPT-RJ, Fenatrad, Themis, AMB-Rio, MNU-RJ e demais parcerias da sociedade civil para conscientizar sobre a questão que afeta trabalhadoras domésticas em diferentes regiões do país

  3. A orientação sexual não deve ser uma barreira para o trabalho

    25 de Maio de 2022

    Muitas pessoas enfrentam discriminação no mercado de trabalho por causa de sua orientação sexual. O projeto Cozinha&Voz da OIT oferece capacitação profissional para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneras, queer e intersexuais (LGBTQI+), para ajudá-las a obter um trabalho decente.

  4. © Ryan Brown / UN Women 2024

    OIT: Recuperação do mercado de trabalho inverte tendência favorável

    23 de Maio de 2022

    A recuperação do mercado de trabalho em escala mundial está ameaçada por múltiplas e interligadas crises globais, bem como pelo aumento das desigualdades, de acordo com o mais recente relatório da OIT sobre o mundo do trabalho.

  5. © Clarence Elie-Rivera/DC37 2024

    Acordos coletivos contribuem para combater a desigualdade, diz OIT

    5 de Maio de 2022

    A negociação coletiva desempenhou um papel crucial durante a pandemia e pode constituir um meio eficaz para empregadores e trabalhadores enfrentarem os novos desafios que afetam o mundo do trabalho.

  6. Mulheres e homens trans e travestis recebem capacitação profissional no Espírito Santo e em Roraima para inserção no mercado de trabalho formal

    14 de Abril de 2022

    Iniciativa da OIT e do MPT atende aos diversos perfis de vulnerabilidades relacionados à população LGBTQIA+, como pessoas trans em situação de migração e refúgio, egressas do sistema prisional e indígenas.

  7. Maior investimento em cuidados poderia criar quase 300 milhões de empregos

    7 de Março de 2022

    Preencher lacunas existentes e significativas nos serviços de prestação de cuidados poderia gerar quase 300 milhões de empregos e criar um atendimento contínuo que ajudaria a aliviar a pobreza, incentivar a igualdade de gênero e apoiar o atendimento a crianças e idosos, diz novo relatório da OIT divulgado antes do Dia Internacional da Mulher (8 de março)

  8. © mibolsillo.com 2024

    Mais de 4 milhões de mulheres não conseguiram retornar ao trabalho na América Latina e no Caribe

    3 de Março de 2022

    Alta taxa de desocupação de 16,4%, alta informalidade e sobrecarga de tarefas de cuidados são fatores que contribuem para aumentar as disparidades de gênero no mercado de trabalho. Uma nova Nota Técnica da OIT analisa as políticas que podem ser utilizadas para recuperar o terreno perdido.

  9. Mulheres quilombolas recebem capacitação profissional integral no Recôncavo Baiano

    4 de Fevereiro de 2022

    Iniciativa da OIT e do MPT o projeto Cozinha&Voz Maragogipe promoverá a formação profissional na área de cozinha para 24 mulheres.

  10. Eliminar a violência e o assédio no mundo do trabalho - Convenção 190

    15 de Dezembro de 2021

    A OIT estabeleceu novas normas globais com o objetivo de acabar com a violência e o assédio no mundo do trabalho.