COVID-19 e o mundo do trabalho - Úitimas notícias

  1. Direitos Humanos

    OIT sedia evento de divulgação dos resultados da PNAD Contínua do IBGE sobre trabalho infantil no Brasil

    20 de Dezembro de 2023

    Em 2022, o país tinha 1,9 milhão de crianças e adolescentes com 5 a 17 anos de idade (ou 4,9% desse grupo etário) em situação de trabalho infantil.

  2. Panorama Laboral 2023

    OIT: Apesar de apresentar uma menor taxa de desemprego em 2023, a recuperação dos mercados de trabalho na América Latina e no Caribe ainda é insuficiente

    19 de Dezembro de 2023

    Novo relatório regional da OIT alerta para a necessidade de adotar medidas que ajudem a evitar a precarização do emprego formal e estimulem a criação de mais empregos decentes na região.

  3. Notícias

    Nobel da Paz defende trabalho decente, devida diligência e proteção social para erradicar o trabalho infantil

    9 de Agosto de 2023

    A convite da OIT Brasil, o ativista indiano Kailash Satyarthi participou de uma sessão de diálogo com constituintes tripartites, representantes da poder judiciário, do governo, de embaixadas e do terceiro setor, sobre perspectivas para apoiar a erradicação do trabalho infantil, no marco da Agenda 2030.

  4. #VamosAcabarComOTrabalhoInfantil

    Série SmartLab de Trabalho Decente 2023: Deficiências em políticas públicas de prevenção preocupam e detecção do trabalho infantil em suas piores formas persiste, aponta Observatório

    20 de Junho de 2023

    Estudos publicados na atualização 2023 do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil mostram que as notificações de acidentes de trabalho graves envolvendo crianças e adolescentes apresentou aumento de 24% em relação ao ano anterior, de acordo com os registros do SINAN, do Ministério da Saúde. Total de resgatados do trabalho escravo já atinge 1,1 mil crianças e adolescentes e proteção social alcança reduzida fração da população vulnerável.

  5. © KB Mpofu / ILO 2024

    Notícias

    OIT: Garantir o trabalho decente para os trabalhadores e as trabalhadoras essenciais

    15 de Março de 2023

    A pandemia da COVID-19 mostrou como as sociedades não valorizam os trabalhadores e as trabalhadoras essenciais e a importância de lhes oferecer uma remuneração adequada e condições de trabalho decente.

  6. © Pathumporn Thongking/UN Women 2024

    Comunicado de imprensa

    OIT divulgará nova análise sobre trabalhadores-chave

    9 de Março de 2023

    A OIT publicará um relatório sobre trabalhadores-chave – que desempenharam um papel vital durante a pandemia da COVID-19 – e sua relevância no funcionamento diário das economias.

  7. © Prachatai 2024

    Proteção social para crianças

    Número de crianças sem proteção social essencial aumenta em todo o mundo, segundo OIT e UNICEF

    1 de Março de 2023

    Múltiplas crises ameaçam lançar mais crianças na pobreza, criando a necessidade urgente de fortalecer a proteção social, alerta um novo relatório.

  8. Comunicado de imprensa

    OIT e UNICEF divulgarão relatório com avaliação sobre níveis de proteção social para crianças

    24 de Fevereiro de 2023

    A OIT e o UNICEF publicarão um relatório na quarta-feira, 1º de março de 2023, avaliando os níveis de proteção social para crianças em todo o mundo.

  9. Dia Mundial da Justiça Social

    O mundo necessita de uma dose forte de justiça social

    17 de Fevereiro de 2023

    Em uma declaração sobre o Dia Mundial da Justiça Social, celebrado em 20 de fevereiro, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, pede um impulso global para contribuir para a redução e prevenção das desigualdades.

  10. Comunicado de imprensa

    OIT apresenta Panorama Laboral da América Latina e Caribe em 7 de fevereiro

    2 de Fevereiro de 2023

    O relatório anual do Escritório Regional da OIT será apresentado em uma entrevista coletiva com dados e análises sobre a situação dos mercados de trabalho.