COVID-19 e o mundo do trabalho

O mundo do trabalho está sendo profundamente afetado pela pandemia global do vírus. Além da ameaça à saúde pública, a pandemia acarreta impactos econômicos e sociais que afetam os meios de subsistência e o bem-estar de milhões de pessoas no longo prazo. A OIT e seus constituintes - governos, organizações de trabalhadores e de empregadores - desempenharão um papel crucial no combate ao surto, garantindo a segurança das pessoas e a sustentabilidade das empresas e dos empregos.

"COVID-19 e o mundo do trabalho" em inglês
 
"COVID-19: A resposta das organizações de trabalhadores(as)" (em inglês)
"COVID-19: A resposta das organizações de empregadores(as)" (em inglês)

Últimas notícias

  1. World Employment and Social Outlook 2021

    Rápido crescimento da economia digital exige uma resposta política coerente

    23 de Fevereiro de 2021

    O crescimento das plataformas digitais de trabalho apresenta oportunidades e desafios para trabalhadores, trabalhadoras e empresas, e também aumenta a necessidade de um diálogo político internacional.

  2. Teletrabalho

    Teletrabalho durante e após a pandemia da COVID-19

    16 de Fevereiro de 2021

    O objetivo do Guia é fornecer recomendações práticas e exequíveis para um teletrabalho eficaz, que são passíveis de ser aplicadas a uma ampla gama de atores; para apoiar os formuladores de políticas na atualização das políticas existentes; e fornecer uma estrutura flexível por meio da qual empresas privadas e organizações do setor público podem desenvolver ou atualizar suas próprias políticas e práticas de teletrabalho. O Guia também inclui uma série de exemplos de casos de como empregadores e legisladores têm lidado com o teletrabalho durante a pandemia de COVID-19 e aborda as lições aprendidas nos últimos meses que são relevantes para o futuro dos arranjos de teletrabalho, após a pandemia; e uma lista de ferramentas e recursos disponíveis.

  3. #SemTrabalhoInfantil

    OIT: Em 2021 devemos “pisar no acelerador” contra o trabalho infantil na América Latina e no Caribe

    11 de Fevereiro de 2021

    O lançamento regional do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil reuniu presidentes, representantes de organizações de trabalhadores e de empregadores, e da sociedade civil. Mais de 10 milhões de crianças e adolescentes trabalham na América Latina e no Caribe e a situação está piorando por causa da COVID-19.

  4. Notícias

    MPT, Correios e OIT lançam selo comemorativo para marcar o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

    4 de Fevereiro de 2021

    O Ano Internacional foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral da ONU em 2019, tendo a OIT sido escolhida como a facilitadora de sua organização e da implementação das respectivas ações.