COVID-19 e o mundo do trabalho

O mundo do trabalho está sendo profundamente afetado pela pandemia global do vírus. Além da ameaça à saúde pública, a pandemia acarreta impactos econômicos e sociais que afetam os meios de subsistência e o bem-estar de milhões de pessoas no longo prazo. A OIT e seus constituintes - governos, organizações de trabalhadores e de empregadores - desempenharão um papel crucial no combate ao surto, garantindo a segurança das pessoas e a sustentabilidade das empresas e dos empregos.

"COVID-19 e o mundo do trabalho" em inglês
 
"COVID-19: A resposta das organizações de trabalhadores(as)" (em inglês)
"COVID-19: A resposta das organizações de empregadores(as)" (em inglês)

Últimas notícias

  1. Direitos Humanos

    OIT sedia evento de divulgação dos resultados da PNAD Contínua do IBGE sobre trabalho infantil no Brasil

    20 de Dezembro de 2023

    Em 2022, o país tinha 1,9 milhão de crianças e adolescentes com 5 a 17 anos de idade (ou 4,9% desse grupo etário) em situação de trabalho infantil.

  2. Panorama Laboral 2023

    OIT: Apesar de apresentar uma menor taxa de desemprego em 2023, a recuperação dos mercados de trabalho na América Latina e no Caribe ainda é insuficiente

    19 de Dezembro de 2023

    Novo relatório regional da OIT alerta para a necessidade de adotar medidas que ajudem a evitar a precarização do emprego formal e estimulem a criação de mais empregos decentes na região.

  3. Notícias

    Nobel da Paz defende trabalho decente, devida diligência e proteção social para erradicar o trabalho infantil

    9 de Agosto de 2023

    A convite da OIT Brasil, o ativista indiano Kailash Satyarthi participou de uma sessão de diálogo com constituintes tripartites, representantes da poder judiciário, do governo, de embaixadas e do terceiro setor, sobre perspectivas para apoiar a erradicação do trabalho infantil, no marco da Agenda 2030.

  4. #VamosAcabarComOTrabalhoInfantil

    Série SmartLab de Trabalho Decente 2023: Deficiências em políticas públicas de prevenção preocupam e detecção do trabalho infantil em suas piores formas persiste, aponta Observatório

    20 de Junho de 2023

    Estudos publicados na atualização 2023 do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil mostram que as notificações de acidentes de trabalho graves envolvendo crianças e adolescentes apresentou aumento de 24% em relação ao ano anterior, de acordo com os registros do SINAN, do Ministério da Saúde. Total de resgatados do trabalho escravo já atinge 1,1 mil crianças e adolescentes e proteção social alcança reduzida fração da população vulnerável.