Publicações

2001

  1. Não ao Trabalho Forçado: relatório global do seguimento da declaração da OIT relativa a princípios e direitos fundamentais no trabalho

    1 de Dezembro de 2001

    Segundo relatório global publicado no contexto do instrumento promocional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o seguimento da Declaração de 1998 relativa a Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho.

  2. Cooperativas: mudanças, oportunidades e desafios

    1 de Dezembro de 2001

    Busca enquadrar o debate nacional no contexto mais amplo da evolução do cooperativismo a nível internacional, analisando mudanças no papel das cooperativas, e refletindo sobre a necessidade de revisão da Recomendação nº 127 da OIT, bem como da provável necessidade de revisão do Parágrafo 442 da CLT como recomendado por juristas nacionais.

1999

  1. Empresas multinacionais e os desafios sociais do século XXI

    1 de Dezembro de 1999

  2. Abertura e ajuste do mercado de trabalho no Brasil: políticas para conciliar os desafios de emprego e competitividade

    1 de Dezembro de 1999

    Analisa os impactos da abertura da globalização e das políticas econômicas no mercado de trabalho brasileiro, nos anos 90.

  3. Certificação de competências profissionais: discussões

    1 de Dezembro de 1999

    Referência para os interessados em montar ou contribuir para programas de certificação de ocupações ou competências no Brasil.

1998

  1. Declaração da OIT sobre os Princípios Fundamentais no Trabalho e seu Seguimento

    1 de Dezembro de 1998

    Em 1998, após o fim da Guerra Fria, foi adotada a Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e seu Seguimento.

1997

  1. A liberdade Sindical - Recopilação de decisões e princípios do Comitê de Liberdade Sindical do Conselho de Administração da OIT

    1 de Dezembro de 1997

    A presente Recopilação sintetiza e atualiza decisões e princípios do Comitê de Liberdade Sindical até seu 298º Relatório (fevereiro-março de 1995) sobre quase todos os aspectos da liberdade sindical e da proteção dos direitos sindicais.

1994

  1. Inspeção das condições de trabalho a bordo de navios: diretrizes concernentes a procedimentos

    1 de Dezembro de 1994

  2. Inspeção das condições de trabalho a bordo de navios: diretrizes concernentes a procedimentos

    1 de Dezembro de 1994

    Objetiva prover os trabalhadores do mar , suas organizações e serviços de inspeção de elementos didáticos e metodológicos para proceder a fiscalização da observância das normas internacionais do trabalho, a bordo de navios e nos portos.

1993

  1. Negociação e redação de um contrato coletivo

    1 de Dezembro de 1993

    Estudo sobre a base jurídica em que se desenvolve a negociação coletiva, seguida pela delimitação do conteúdo dos contratos coletivos - termos de emprego, condições de trabalho, relações trabalho-gerência - e a redação final do contrato.