Publicações

2021

  1. Trabalhar num planeta mais quente: O impacto do stress térmico na produtividade do trabalho e no trabalho decente

    15 de Fevereiro de 2021

    O fenômeno do stress térmico refere-se ao excesso de calor recebido que o corpo pode tolerar sem comprometer as funções fisiológicas. O stress térmico afeta, especialmente, as pessoas que trabalham ao ar livre, como as que se dedicam à agricultura e à construção em estaleiros.

  2. IPEC+ Implementação do Programa de Referência Mundial

    14 de Janeiro de 2021

    O IPEC+ reúne dois dos principais programas de cooperação técnica da OIT para estabelecer uma nova força importante na luta contra o trabalho infantil, o trabalho forçado e o tráfico de pessoas.

2020

  1. BRICS-ILO Cooperation

    17 de Dezembro de 2020

  2. Retorno ao trabalho em segurança: Guia para os empregadores sobre a prevenção da COVID-19

    15 de Novembro de 2020

    Este Guia foi desenvolvido pelo Escritório da OIT para Atividades dos Empregadores (ILO-ACT/EMP) e contém recomendações de práticas de saúde e segurança e abordagens para a prevenção da COVID-19. A publicação visa fornecer orientação geral e informações aos(às) empregadores(as) sobre como evitar a propagação da COVID-19 no local de trabalho, para permitir que os(as) trabalhadores(as) retornem ao trabalho com segurança, mantendo o risco de contaminação o mais baixo possível. Ele também fornece ideias sobre como proteger o bem-estar mental dos(as) trabalhadores(as) durante a pandemia.

  3. ACTEMP: Promovendo a Produtividade - Um Guia para Organizações Empresariais

    4 de Novembro de 2020

    O escritório para Atividades dos Empregadores (ACT/EMP) elaborou este Guia que proporciona orientação prática em dois âmbitos. Primeiro, é uma ferramenta para dar suporte para as Organizações Empresariais (OE) para planejar e implementar serviços específicos para ajudar seus membros a aumentar sua produtividade e sua sustentabilidade. Em segundo lugar, o Guia oferece conselhos práticos para as OE sobre o modo como podem reforçar seu papel de representação, para promover políticas públicas que procurem melhorar a produtividade, o que por sua vez melhorará a competitividade e obterá como resultado a criação de mais e melhores empregos.

  4. Cadeia Produtiva do Óleo de Palma - Avanços e desafios rumo à promoção do trabalho decente: análise situacional

    2 de Novembro de 2020

    Documento de Discussão (Working Paper) para a promoção do diálogo social no contexto do Projeto “Promoção e Implementação dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho no Brasil”

  5. A COVID-19 e o setor do turismo

    23 de Setembro de 2020

    Para um setor com importantes efeitos multiplicadores no emprego em setores relacionados, entre os quais a agricultura, o transporte, o artesanato e o fornecimento de alimentos e bebidas, a pandemia da COVID-19 coloca enormes desafios.

  6. A COVID-19 e a aviação civil

    2 de Setembro de 2020

    Esta síntese informativa aborda o impacto a pandemia no setor de aviação civil.

  7. A COVID-19 e o transporte marítimo e as pescas

    14 de Agosto de 2020

    Esta síntese informativa aborda a temática do transporte marítimo e das pescas no âmbito da COVID-19.

  8. As plataformas digitais e o futuro do trabalho

    4 de Agosto de 2020

    Uma das principais transformações verificadas no mundo do trabalho na última década foi o surgimento de plataformas digitais de trabalho online. O presente relatório centra-se em plataformas baseadas na web, em que as empresas e outros clientes podem externalizar tarefas por meio de um convite aberto a mão-de-obra vasta e flexível («crowd», ou seja, «multidão»), geograficamente dispersa pelo mundo. A tradução do relatório para português foi realizada e gentilmente cedida pelo Escritório da OIT em Portugal. Com isso, o texto pode conter variação de vocábulos.