Publicações

2017

  1. O impacto dos programas de obras públicas sobre o emprego

    6 de Fevereiro de 2017

    A Nota de Pesquisa Nº4 da série “Experiências Exitosas” fornece uma análise sobre os impactos dos programas de obras públicas sobre emprego. Novas evidências empíricas sugerem que o êxito dos programas de obras públicas depende de uma série de aspectos essenciais da sua concepção e implementação e que os componentes focados na melhoria da empregabilidade, como as capacitações, podem aumentar a sua eficácia na criação de postos de trabalho sustentáveis e de qualidade.

  2. O papel dos serviços públicos de emprego na melhoria da qualidade do emprego

    6 de Fevereiro de 2017

    A Nota de Pesquisa Nº 3 da série “Experiências Exitosas” discute as evidências mais recentes sobre o papel dos Serviços Públicos de Emprego (SPE) na melhoria dos resultados de mercado de trabalho dos participantes. A nota se baseia nos novos conhecimentos sobre a eficácia deste tipo de programa, resumidos no relatório “Experiências exitosas: Políticas ativas de mercado de trabalho na América Latina e no Caribe”, e na experiência particular do Serviço Público de Emprego da Colômbia.

  3. O papel das políticas ativas em promover o emprego através de programas de transferência condicional de renda

    6 de Fevereiro de 2017

    A Nota de Pesquisa Nº2 da série “Experiências Exitosas” discute as evidências mais recentes sobre a eficácia das políticas ativas de mercado de trabalho no aumento da empregabilidade e da qualidade do trabalho dos beneficiários de Programas de Transferência Condicional de Renda (PTCR). A nota se baseia nos novos conhecimentos sobre a eficácia deste tipo de programa, resumidos no relatório “Experiências exitosas: Políticas ativas de mercado de trabalho na América Latina e no Caribe”, e na experiência particular de um programa implementado na Argentina, que ofereceu capacitações e empregos para apoiar beneficiários elegíveis do programa de PTCR Plan Jefes.

  4. Políticas ativas de mercado de trabalho na América Latina e no Caribe

    6 de Fevereiro de 2017

    A Nota de Pesquisa Nº1 da série “Experiências Exitosas” fornece um resumo dos principais achados do projeto de pesquisa “Experiências exitosas: Políticas ativas de mercado de trabalho na América Latina e no Caribe”. Esta nota apresenta a motivação do projeto de pesquisa e seus principais resultados, assim como as principais conclusões e recomendações do relatório final de mesmo nome.

  5. Perspectivas sociales y del empleo en el mundo – Tendencias 2017 [Resumen]

    12 de Janeiro de 2017

    La edición de este año ofrece una previsión del desempleo mundial en 2017 y 2018, así como los niveles de desempleo en las economías, desarrolladas, emergentes y en desarrollo, con cifras y gráficos detallados. El informe se centra además en la calidad de los empleos, así como en las formas vulnerables que adquieren los mismos y el impacto que estos tienen sobre el descontento social y el deseo de migrar. Proporciona orientación de políticas sobre cómo incentivar el crecimiento económico y crear oportunidades de trabajo decente en todo el mundo.

  6. Coordenação de Políticas para Migrantes da Cidade de São Paulo

    9 de Janeiro de 2017

    Cartilha informativa sobre a atuação da Coordenação de Políticas para Migrantes (CPMig), criada em 2013 no âmbito da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

  7. Migração Laboral no Brasil: Políticas, Leis e Boas Práticas (2007 a 2016)

    9 de Janeiro de 2017

    Sistematização dos avanços do Brasil no tema das migrações internacionais, à luz dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Imigração e Proteção ao (a) Trabalhador (a) Migrante, aprovada pelo Conselho Nacional de Imigração (CNIg) em 18 de agosto de 2010.

2016

  1. Pueblos indígenas y Tribales Fuentes de información OIT. Serie: Bibliografías Temáticas Digitales Nº 12 (Documento en actualización permanente)

    21 de Dezembro de 2016

    Esta bibliografía temática digital es la número 12 de la serie que publica la Biblioteca Regional (BR) de la Oficina Regional de la OIT para América Latina y el Caribe. Fue elaborada conjuntamente con la implementación de una Plataforma Digital sobre Pueblos Indígenas y Tribales en América Latina y el Caribe la cual contó con el apoyo del Departamento de Sistemas de Gestión de la Información (IMS) de la OIT en Ginebra.

  2. Panorama Laboral 2016.

    14 de Dezembro de 2016

    El Panorama Laboral 2016 de América Latina y el Caribe contiene una síntesis de la evolución económica de los países de la región y un análisis de los impactos registrados en los mercados de trabajo este año, así como los esperados para el año 2017.

  3. Social protection systems in Latin America: An assessment

    8 de Dezembro de 2016

    This paper assesses the present state of social protection systems in Latin America and their future challenges.