Publicações

2022

  1. Informe Mundial sobre la Protección Social 2020-2022: Informe regional complementario para América Latina y el Caribe

    11 de Abril de 2022

    Este informe regional tiene por objeto complementar el Informe Mundial sobre la Protección Social 2020-2022 de la OIT.

  2. World Social Protection Report 2020-22: Regional companion report for Latin America and the Caribbean

    11 de Abril de 2022

    This regional companion report is intended to complement the ILO’s World Social Protection Report 2020–22.

  3. Care at work: Investing in care leave and services for a more gender equal world of work

    7 de Março de 2022

    The report provides a global overview of national laws and practices regarding care policies, namely maternity protection, paternity, parental and other care-related leave policies, as well as childcare and long-term care services.

  4. Entre Relações de Cuidado e Vivências de Vulnerabilidade: dilemas e desafios para o trabalho doméstico e de cuidados remunerado no Brasil

    3 de Fevereiro de 2022

    Um olhar sobre a trajetória, as tendências e as realidades do trabalho doméstico e do cuidado domiciliar compõe a seleção de textos do livro lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

  5. Panorama Laboral 2021. América Latina e Caribe

    1 de Fevereiro de 2022

    Quase dois anos após o início da pandemia de COVID-19, no terceiro trimestre de 2021, a taxa de ocupação e a taxa de participação econômica ainda eram inferiores aos recordes de 2019, enquanto a taxa de desocupação era superior à desse ano. O Panorama Laboral 2021 descreve um cenário misto de emprego e alertam que pode levar até 2023, ou até 2024, para recuperar os níveis pré-pandemia. O estudo está em espanhol.

  6. Convenção do Trabalho Marítimo, 2006, tal como emendada (MLC, 2006) - Questões Frequentes

    11 de Janeiro de 2022

    Este documento pretende ser uma fonte de informação facilmente acessível, suscetível de ser atualizada regularmente, e que visa ajudar as pessoas envolvidas no estudo ou na aplicação da MLC 2006 a encontrar respostas às questões que possam ter sobre esta inovadora Convenção da OIT. A tradução deste documento para a língua portuguesa foi realizada e gentilmente compartilhada pelo Escritório da OIT em Portugal. Com isso, o texto pode conter variações de grafia de palavras da língua portuguesa.

2021

  1. Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo

    21 de Dezembro de 2021

    Este relatório procura melhorar a nossa compreensão de como as plataformas digitais de trabalho estão a transformar o mundo do trabalho e as implicações dessa transformação para empregadores e trabalhadores. A tradução do relatório para a língua portuguesa foi realizada e gentilmente compartilhada pelo Escritório da OIT em Portugal. Com isso, o texto pode conter variações de grafia e/ou vocábulos da língua portuguesa.

  2. Investigación sobre la futura demanda de formación profesional en el sector textil en Brasil

    15 de Dezembro de 2021

    El objetivo de la investigación es brindar el apoyo técnico a los socios del sector para proyectar y aplicar estrategias de formación profesional que les permitan desarrollar las habilidades necesarias para el éxito y el crecimiento de las industrias, garantizando al mismo tiempo que las trabajadoras y los trabajadores tengan acceso a empleos decentes y productivos.

  3. Survey on the future demand for vocational training in the textile sector in Brazil

    15 de Dezembro de 2021

    The objective of the survey is to provide technical support to partners in the sector to design and implement professional training strategies that enable them to develop the skills necessary for the success and growth of industries, while ensuring that workers have access to decent and productive jobs.

  4. Pesquisa sobre a demanda futura de formação profissional no setor têxtil no Brasil

    15 de Dezembro de 2021

    O objetivo da pesquisa é fornecer apoio técnico aos parceiros do setor para projetar e implementar estratégias de formação profissional que lhes permitam desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso e o crescimento das indústrias, garantindo ao mesmo tempo que as trabalhadoras e os trabalhadores tenham acesso a empregos decentes e produtivos