Publicações

2021

  1. Convenção da OIT sobre violência e assédio: cinco perguntas-chave

    22 de Junho de 2021

    Pela primeira vez, a violência e o assédio no mundo do trabalho são cobertos por novas normas internacionais do trabalho, adotadas na Conferência Internacional do Trabalho do Centenário e agora abertas à ratificação pelos Estados-membros da OIT.

  2. Antecipar, preparar e responder a crises. Investir agora em sistemas de SST resilientes (relatório)

    9 de Junho de 2021

    Este relatório descreve os elementos de um sistema robusto e resiliente de segurança e saúde no trabalho (SST).

  3. Cacau 2030 Strategic Guidelines: Promotion of Decent Work and Improvement of Living Conditions in the Brazilian Cocoa Productive Chain

    27 de Maio de 2021

    Aligned with the UN 2030 Agenda, the 2030 Cocoa Strategic Guidelines will serve as a reference for actors from different segments of the chain, and for the sector as a whole, in promoting decent work, improving life in the productive sector and combating child labour, supporting them to implement actions in this direction. They list 4 major Results (objectives), each of which is divided into Products (deliveries) that have been “broken down” into Activities or suggested actions to achieve the products. This set of guidelines stems from a long process of alignment between the chain's stakeholders, led by ILO and CocoaAction Brasil, over the past two years.

  4. Diretrizes Estratégicas Cacau 2030: Promoção do Trabalho Decente e Melhoria das Condições de Vida na Cadeia Produtiva Cacaueira do Brasil

    27 de Maio de 2021

    Alinhadas à Agenda 2030 da ONU, as Diretrizes Estratégicas Cacau 2030 servirão de referência para atores de diferentes segmentos da cadeia, e para o setor como um todo, na promoção do trabalho decente, de melhorias de vida no setor produtivo e no combate ao trabalho infantil, apoiando-os para que implementem ações neste sentido. Elas elencam 4 grandes Resultados (objetivos), cada um deles dividido em Produtos (entregas) que foram desenvolvidos em Atividades ou ações sugeridas para alcançar os produtos

  5. Antecipar, preparar e responder a crises. Investir agora em sistemas de SST resilientes (Resumo)

    27 de Abril de 2021

    Este documento apresenta o resumo do relatório preparado no âmbito do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST/2021).

  6. Ambientes de trabalho seguros e saudáveis livres de violência e de assédio

    26 de Abril de 2021

    Este relatório centra-se na forma como a violência e o assédio podem ser geridos por meio da implementação de medidas de segurança e saúde no trabalho (SST), incluindo a aplicação dos quadros jurídicos, políticas, programas e sistemas avançados de gestão de SST.

  7. The role of digital labour platforms in transforming the world of work [Full report]

    23 de Fevereiro de 2021

    This ILO flagship report explores how the contemporary platform economy is transforming the way work is organized, and analyses the impact of digital labour platforms on enterprises, workers and society as a whole.

  8. Guia para estabelecer uma organização do tempo de trabalho equilibrada

    19 de Fevereiro de 2021

    Este guia foi concebido para fornecer aos trabalhadores e às trabalhadoras, empregadores e empregadoras, e governos informações práticas que podem ser usadas para desenvolver uma Organização de Tempo de Trabalho «equilibrada», mutuamente benéfica para trabalhadores e trabalhadoras e empresas.

  9. A Ameaça da Violência e Assédio Físico e Psicossocial no Trabalho Digitalizado

    17 de Fevereiro de 2021

    Este documento é uma contribuição única para compreender como os trabalhadores podem e devem ser protegidos contra os riscos emergentes no mundo do trabalho cada vez mais digitalizado.

  10. Teletrabalho durante e após a pandemia da COVID-19

    16 de Fevereiro de 2021

    O objetivo do Guia é fornecer recomendações práticas e exequíveis para um teletrabalho eficaz, que são passíveis de ser aplicadas a uma ampla gama de atores; para apoiar os formuladores de políticas na atualização das políticas existentes; e fornecer uma estrutura flexível por meio da qual empresas privadas e organizações do setor público podem desenvolver ou atualizar suas próprias políticas e práticas de teletrabalho. O Guia também inclui uma série de exemplos de casos de como empregadores e legisladores têm lidado com o teletrabalho durante a pandemia de COVID-19 e aborda as lições aprendidas nos últimos meses que são relevantes para o futuro dos arranjos de teletrabalho, após a pandemia; e uma lista de ferramentas e recursos disponíveis.