Transições e trajetórias juvenis no mercado brasileiro de trabalho: Padrões e determinantes

Este estudo tem um alvo: caracterizar os percursos dos jovens brasileiros no mercado de trabalho e refletir sobre alguns dos seus principais correlatos. Tais percursos foram identificados a partir dos dados colhidos no marco do projeto coordenado pelo Escritorio da OIT em Brasília sobre o tema “A Transição da Escola para o Trabalho dos/das Jovens no Brasil” (TET), que aplicou presencialmente um questionário numa amostra representativa nacional de 3.288 jovens em junho de 2013.

O presente texto é fruto de um processo de colaborações e discussões coordenadas pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Brasilia no marco do projeto internacional de pesquisa comparativa sobre “A Transição da Escola para o Trabalho dos/das Jovens no Brasil” (TET) financiado pela Fundação Mastercard.

Oficinas foram realizadas a partir de 2013, envolvendo um processo de construção de um Conselho Consultivo da Pesquisa TET composto de representantes técnicos de organizações atuantes sobre o tema, incluindo: o Ministerio de Trabalho e Emprego; o Ministério de Desenvolvimento Social; o Ministério de Educação; a Secretaria Nacional de Juventude; IBGE; IPEA e DIEESE. O Conselho Consultivo analizou o questionário padrão da pesquisa TET, adequando o instrumento para a realidade brasileira e validando a metodologia. O questionário foi aplicado em entrevistas presenciais realizadas com uma amostra representativa nacional de 3.288 jovens.