Notícias

novembro 2014

  1. Desnaturalização de mitos é chave para o combate à discriminação de gênero no mundo do trabalho

    25 de Novembro de 2014

    Durante Oficina do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, a Diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, apresentou dados que desmistificam a noção de que os custos da mão de obra feminina são superiores aos da masculina.

  2. “O trabalho é a principal via pela qual os frutos do desenvolvimento podem chegar até as pessoas”, diz Diretora da OIT no Brasil

    25 de Novembro de 2014

    A afirmação foi feita durante o seminário Um Mundo sem Pobreza: “Mas não é qualquer trabalho que consegue cumprir esta função. É preciso que se trate de um trabalho decente, ou seja, realizado em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade".

  3. Garantia de direitos e oportunidades de trabalho decente para migrantes em foco

    17 de Novembro de 2014

    "O desafio é regular a migração de tal forma que ela possa servir como uma força para o crescimento e a prosperidade, tanto nos países de origem quanto nos países de destino, além de proteger e beneficiar os trabalhadores migrantes", disse Laís Abramo.

  4. Desemprego pode cair para 6% na América Latina e no Caribe, apesar da escassa criação de postos de trabalho

    13 de Novembro de 2014

    SANTIAGO – O desenvolvimento pouco favorável das economias latino-americanas e caribenhas no segundo semestre de 2014 não impedirá que o desemprego urbano regional diminua ligeiramente este ano para até 6%, em comparação com a taxa de 6,2% registrada em 2013, afirmaram a CEPAL e a OIT.

  5. Promoção da igualdade de oportunidades e combate à discriminação no trabalho são temas de curso para magistrados do trabalho

    12 de Novembro de 2014

    O princípio da igualdade de oportunidades e tratamento e a não discriminação no emprego e na profissão foram os temas centrais de um curso realizado em Brasília pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em parceria com a OIT, nos dias 28 e 29 de outubro.

  6. OIT destaca direitos sindicais em congresso internacional de direitos humanos

    12 de Novembro de 2014

    “Os direitos do trabalho, coletivos e individuais, são indiscutivelmente vinculados e reconhecidos como parte do sistema internacional de direitos humanos”, disse o Diretor-Adjunto do Escritório da OIT no Brasil, Stanley Gacek, em Florianópolis.

  7. OIT: emprego informal em micro e pequenas empresas na América Latina chega a 60%

    11 de Novembro de 2014

    São necessárias estratégias abrangentes para promover a formalização das pequenas unidades produtivas, onde é gerada a maioria dos empregos na região. Reduzir a informalidade também deve ser um bom investimento para as empresas, afirma nova publicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que apresenta os casos do Brasil, Chile, Colômbia e Costa Rica.

outubro 2014

  1. "Declaração de Lima" da OIT pede que combate à desigualdade seja feito através do trabalho decente

    17 de Outubro de 2014

    "É muito importante enviarmos das Américas para o mundo uma mensagem comum, tripartite, de que não há desenvolvimento que mereça o adjetivo humano sem trabalho decente", disse o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, ao final da 18ª Reunião Regional Americana.

  2. América Latina e Caribe redobram esforços contra o trabalho infantil

    15 de Outubro de 2014

    "Temos 12,5 milhões de razões para avançar na erradicação do trabalho infantil", afirmou o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, por ocasião do lançamento de uma nova iniciativa regional durante a 18ª Reunião Regional Americana da OIT em Lima.

  3. Guy Ryder: a formalização do trabalho é uma prioridade para as Américas

    14 de Outubro de 2014

    "A taxa média de informalidade nas Américas é de quase 47%. Este número caiu, mas continua sendo alto", disse o Diretor Geral da OIT antes do início da 18ª Reunião Regional Americana