Notícias

junho 2021

  1. © M. Crozet / ILO 2024

    Acordo global sobre ação para recuperação da COVID-19 é alcançado na Conferência da OIT

    17 de Junho de 2021

    A Conferência Internacional do Trabalho adotou um Chamado Global à Ação, que traça medidas para criar uma recuperação da pandemia centrada nas pessoas e evitar cicatrizes de longo prazo nas economias e sociedades.

  2. © OIT/Fenttrahop 2024

    Trabalho doméstico na América Latina e no Caribe é marcado pela informalidade e forte perda de empregos devido à COVID-19

    16 de Junho de 2021

    A região lidera a ratificação da Convenção Nº 189 da OIT, mas o cumprimento das leis é um desafio. A informalidade continua afetando 71,3% dos quase 15 milhões de trabalhadoras domésticas.

  3. © Alex Proimos 2024

    Dez anos depois, as trabalhadoras domésticas continuam lutando por igualdade e trabalho decente

    15 de Junho de 2021

    No décimo aniversário da adoção da Convenção sobre as trabalhadoras e os trabalhadores domésticos, a pandemia da COVID-19 colocou em evidência a contínua vulnerabilidade que afeta a categoria profissional no mercado de trabalho.

  4. #ChallengeAccepted: adolescentes e jovens enfrentando o trabalho infantil

    15 de Junho de 2021

    Evento virtual reúne nesta quarta (16/6) jovens do Brasil e de demais países da América Latina e do Caribe para debater o combate ao trabalho infantil, os desafios da educação em tempos de pandemia e o futuro do trabalho. Participe também:https://bit.ly/3pXhzSQ

  5. Os mercados de trabalho da região demorarão a se recuperar do forte impacto da pandemia da COVID-19 em 2020

    14 de Junho de 2021

    Nova publicação conjunta CEPAL-OIT adverte que a redução das altas taxas de desocupação observadas durante a pandemia exigirá grandes esforços de políticas de emprego dirigidas aos grupos mais vulneráveis.

  6. Jovens e adolescentes da América Latina e do Caribe fortalecem suas habilidades de comunicação e liderança para se comprometer com o combate ao trabalho infantil

    14 de Junho de 2021

    #ChallengeAccepted é o nome do encontro de jovens, cujos resultados serão transmitidos na quarta-feira, 16 de junho, às 17h (Horário de Brasília) em evento promovido pela Iniciativa Regional América Latina e o Caribe Livre do Trabalho Infantil e Escritório da OIT no Brasil

  7. Termo de Referência (TdR): Contratação de Consultoria Pessoa Física para elaboração de desenho instrucional e acompanhamento da criação do conteúdo de 3 cursos sobre as Normas Regulamentadoras 1, 7, 9 e 18 para a Escola Nacional de Administração Pública e para o Escritório da OIT no Brasil.

    11 de Junho de 2021

    Enviar proposta comercial e documentos de acordo com o TdR até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 19 de junho de 2021 para o e-mail: vettorazzo@ilo.org

  8. Hora de acabar com o trabalho infantil

    11 de Junho de 2021

    Em artigo publicado no jornal Valor Econômico, o diretor da OIT para América Latina e Caribe, Vinícius Pinheiro, alerta que são necessárias ações decisivas e articuladas entre governos, organizações de trabalhadores e empregadores e a sociedade civil para que possamos avançar - e não retroceder - na prevenção e eliminação do trabalho infantil.

  9. #ParaguaiSemTrabalhoInfantil, um apelo para uma ação conjunta

    11 de Junho de 2021

    Autoridades governamentais, representantes de empregadores, trabalhadores e organismos internacionais reuniram-se para abordar os principais desafios que persistem sobre o trabalho infantil no país e apresentar uma nova campanha de comunicação com o objetivo de sensibilizar sobre o tema.

  10. América Latina e Caribe se distanciam do objetivo de erradicar o trabalho infantil devido à pandemia

    11 de Junho de 2021

    Um novo relatório da OIT e do UNICEF destaca o progresso contínuo na luta contra o trabalho infantil na região nos últimos anos, mas, dado o contexto atual da crise da COVID-19, ambas as organizações pedem medidas imediatas para evitar um retrocesso maior.