Notícias

março 2020

  1. O COVID-19 pôs em evidência a fragilidade de nossas economias

    30 de Março de 2020

    A pandemia de coronavírus não é apenas uma crise de saúde, é também uma crise social e econômica, afirma o diretor-geral da OIT, Guy Ryder. Para que nossa resposta seja eficaz, ela deve levar em consideração todos esses fatores e deve ser realizada de maneira coordenada e abrangente. Em particular, deve responder às necessidades das pessoas mais vulneráveis.

  2. © Matt Ming 2020

    O COVID-19 destaca com crueldade as desigualdades e ameaça aprofundá-las

    30 de Março de 2020

    A pandemia do COVID-19 está exacerbando as desigualdades já existentes, desde o risco de ser infectado pelo vírus, até a chance de manter-se vivo ou lidar com as dramáticas consequências econômicas. As respostas políticas devem garantir que o apoio chegue às trabalhadoras, aos trabalhadores e às empresas que mais precisam.

  3. Artigo de opinião: América Latina e o emprego nos tempos de pandemia

    27 de Março de 2020

    Em todo o mundo, até 25 milhões de pessoas poderiam ficar desempregadas por causa do surto do COVID-19, segundo novas estimativas da OIT

  4. OIT saúda o compromisso do G20 como um primeiro passo global na resposta à crise COVID-19

    26 de Março de 2020

    Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, pediu que os países do G20 trabalhem juntos para proteger pessoas, empregos, rendas e empresas dos danos da pandemia da COVID-19.

  5. Elementos-chave para um teletrabalho eficaz durante a pandemia do COVID-19

    26 de Março de 2020

    A pandemia da COVID-19 colocou um número sem precedente de pessoas usando as tecnologias da informação e da comunicação para fazer o trabalho, remotamente, fora do escritório. Jon Messenger, especialista em organização do tempo de trabalho da OIT, explica como tirar o melhor proveito do teletrabalho.

  6. Projeto interagencial financiará iniciativas para promoção da Conduta Empresarial Responsável na região

    24 de Março de 2020

    Organizações sem fins lucrativos, governamentais, de trabalhadores e de empregadores, assim como instituições acadêmicas e de pesquisa podem participar apresentando propostas até 20 de abril

  7. Trabalhadores precários são levados ao limite pelo COVID-19

    20 de Março de 2020

    Se você é trabalhadora(o) autônoma(o), quem paga sua licença médica? Se você trabalha em uma loja de varejo com contrato de zero horas e a loja fecha, você está sem sorte?

  8. Quase 25 milhões de empregos podem ser perdidos em todo o mundo como resultado do COVID-19, diz OIT

    18 de Março de 2020

    Uma avaliação inicial sobre impacto do COVID-19 no mundo trabalho global indica que os efeitos serão de grande alcance, levando milhões de pessoas ao desemprego, ao subemprego e à pobreza no trabalho, e propõe medidas para uma resposta

  9. Desemprego, informalidade e desocupação afetam jovens na América Latina e no Caribe

    16 de Março de 2020

    Existem 9,4 milhões de jovens desempregadas e desempregados, 23 milhões não estudam ou trabalham e mais de 30 milhões só conseguem emprego informal. O cenário é preocupante e ficará mais complicado com efeitos do coronavírus, disse o diretor regional da OIT, Vinícius Pinheiro.

  10. Cresce a exclusão de jovens do emprego e da formação

    9 de Março de 2020

    Jovens enfrentam um futuro incerto no mercado de trabalho devido à automação, ao foco limitado de boa parte da formação profissional e à falta de empregos que atendam às suas qualificações, afirma um novo relatório da OIT.