OIT participa de debates sobre a promoção do trabalho decente na cadeia de valor do cacau na Semana do Cacau de Amsterdã

Mobilizados pela CocoaAction Brasil, atores da cadeia de valor do cacau também irão dialogar sobre desafios e oportunidades para o setor cacaueiro brasileiro.

Notícias | 6 de Fevereiro de 2024
Foto: CocoaAction Brasil e AIPC
Amsterdã – O Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil participa de uma série de debates sobre temas relacionados à promoção do trabalho decente na cadeia de valor global do cacau, realizados esta semana na Amsterdam Cocoa Week, um evento internacional que pretende conectar milhares de profissionais do setor cacaueiro.

Na agenda do evento, está a Partnership Meeting 2024, promovida pela Fundação Mundial do Cacau. Neste ano, encontro tem o tema “Alinhamento para Ação Global” e contará com três brasileiros entre os painelistas.

No dia 6 de fevereiro , Guilherme Moura, representando a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). participará do painel “Produtores de Cacau”, que apresenta a visão dos(as) agricultores(as) de diferentes países sobre suas experiências de vida e trabalho, desafios e perspectivas.
No mesmo dia, Leandro Ramos, do Consórcio Público Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo (CIAPRA), apresentará o Programa Cacau+, que oferece assistência técnica e qualificação técnica continuada a 2.400 famílias produtoras de cacau na região Baixo Sul da Bahia. Nesta sessão, serão discutidos casos de sucesso de diversificação de renda de produtores.

No dia 7 de fevereiro, a coordenadora do Programa Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho do Escritório da OIT no Brasil, María Claudia Falcão, fará uma apresentação sobre “Nova abordagem inclusiva para enfrentar o trabalho infantil no Brasil”. Ela abordará as ações desenvolvidas para a promoção do trabalho decente na cadeia produtiva do cacau no Brasil, em parceria com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Já no dia 8 de fevereiro, durante a Brazil Session, promovida pela CocoaAction Brasil, Maria Cláudia Falcão abordará a "Nova abordagem inclusiva para enfrentar o trabalho infantil e o trabalho forçado nas cadeias de valor, no âmbito do projeto entre a OIT e a CocoaAction. O evento reunirá atores relevantes da cadeia do cacau para contextualizar o cenário produtivo para o público internacional, apresentar iniciativas em andamento e discutir os desafios e oportunidades que o setor oferece neste novo momento que atravessa a cultura do cacau.

Com informações da CocoaAction Brasil.