Cúpula Virtual de Líderes do G20

Mudanças climáticas e novas tecnologias têm um duplo impacto sobre os trabalhadores, destaca diretor-geral da OIT

O diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, ressaltou a necessidade de melhorar a formação profissional diante dos múltiplos desafios no mundo do trabalho.

Notícias | 23 de Novembro de 2023
© G20

GENEBRA (Notícias da OIT) – O diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, alertou que os trabalhadores enfrentam um duplo impacto devido às mudanças climáticas e às novas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial (IA).

Em um discurso proferido na reunião de cúpula virtual dos líderes do G20, convocada pela Presidência da Índia, Houngbo também destacou o aumento da desigualdade, da insegurança e da vulnerabilidade. Ele disse aos líderes que isso tornava o trabalho para melhorar e proteger as competências ainda mais importante.

“Os trabalhadores precisarão de novas competências para se adaptarem e prosperarem face a estas difíceis transições”, disse ele. “A OIT espera proporcionar a nossa assistência ao G20.”

A OIT comprometeu-se a ajudar o G20 a reduzir as lacunas globais de competências, nomeadamente trabalhando para desenvolver uma classificação internacional de profissões que possa criar uma base para o reconhecimento mútuo das qualificações de competências em todo o G20. A OIT também trabalhará com a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico para ampliar as suas bases de dados conjuntas de competências a todos os países do G20 e mais além.

A Reunião de Cúpula virtual dos Líderes do G20 foi realizada para aproveitar os principais resultados e pontos de ação da Cúpula do G20, realizada em Nova Deli, em setembro de 2023, e para abordar os desenvolvimentos subsequentes. A reunião foi presidida pelo primeiro-ministro Indiano, Shri Narendra Modi, e contou com a presença dos chefes de Estado e de Governo dos membros do G20, do presidente da União Africana, de nove países convidados e dos chefes de cerca de 10 organizações internacionais.

A Índia ocupa a presidência do G20 até 30 de novembro de 2023, após essa data a presidência será ocupada pelo Brasil.