Produtividade

Nova parceria em desenvolvimento entre OIT, SENAI-SP e representantes da indústria têxtil promoverá maior produtividade e melhores condições de trabalho

Nesta quinta-feira, diretor do Escritório da OIT Brasil visitou centro profissionalizante de excelência em São Paulo

Notícias | 30 de Março de 2023


Brasília - O diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil, Vinícius Pinheiro, a diretora do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional (CINTERFOR) da OIT, Anne Posthuma, e equipe visitaram nesta quinta-feira a Escola Francisco Matarazzo, do SENAI-SP.

A visita foi organizada no âmbito de uma nova parceria em desenvolvimento entre a OIT e o SENAI-SP, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), com o objetivo de aumentar a produtividade, melhorar as condições de trabalho e promover a conduta empresarial responsável nas pequenas e médias empresas (PMEs) do setor têxtil da região metropolitana de São Paulo, no escopo do projeto SCORE – Melhoria da produtividade e das condições de trabalho para PMEs.

A equipe da OIT Brasil foi recebida pela diretora do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção, da Escola SENAI "Francisco Matarazzo" e da Faculdade SENAI São Paulo Campus Antoine Skaf, Mércia Rodrigues Farias da Silva, e demais representantes.

Durante a visita, a equipe da OIT conheceu o UpLab do Senai, um laboratório de empreendedorismo e inovação, o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção e os Núcleos de Inovação, Design de Moda, Prototipagem, Melhoria de Processos, Marketing Digital, Jornada de Transformação Digital, Laboratório de Ensaios Têxteis e a planta 4.0, que trabalha o conceito e a aplicação da indústria 4.0 por meio da prototipagem de uma camiseta sem intervenção humana.



A Escola Francisco Matarazzo é considerada um dos centros de excelência do SENAI para a capacitação no setor têxtil e abrigará os treinamentos do projeto SCORE.

Parceria com o SCORE


A metodologia SCORE é uma iniciativa global da OIT que reúne experiências de sucesso em mais de 20 países na África, Ásia e América Latina, e tem como objetivo aumentar a produtividade e melhorar as condições de trabalho de PMEs. Por meio de treinamentos práticos e consultorias in-factory, a metodologia estimula a adoção de ferramentas de cooperação no local de trabalho e o trabalho decente.

A metodologia SCORE está organizada em módulos e explora temas como gestão da força de trabalho, produção limpa, controle de qualidade, saúde e segurança no trabalho e promoção da igualdade de gênero, sempre com foco no papel da cooperação entre trabalhadores(as) e empregadores(as) para a obtenção de ganhos compartilhados de produtividade e competitividade.

Pelo novo acordo de parceria em desenvolvimento, a metodologia SCORE será adaptada e aplicada a 20 PMEs como parte de um projeto piloto.