OIT e IFC intensificam colaboração em questões sociais nos investimentos privados

Em seu discurso ao Conselho de Administração da OIT, o diretor-geral da Corporação Financeira Internacional, Makhtar Diop, anunciou planos para reforçar a parceria com a OIT.

Notícias | 17 de Março de 2023

© ILO/OIT

GENEBRA (Notícias da OIT) – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Corporação Financeira Internacional (IFC) planejam fortalecer sua colaboração para aumentar o foco em questões sociais nos esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) relacionados a investimentos privados.

A parceria reforçada busca promover empregos decentes no setor privado e a inclusão social em lugares que mais precisam. Baseando-se em padrões sociais, os temas prioritários incluem a promoção da igualdade de gênero no local de trabalho e o combate à violência de gênero no trabalho; apoiar a criação de empregos verdes de qualidade para o futuro e intensificar os esforços conjuntos para melhorar as condições dos trabalhadores e de trabalhadoras nas cadeias de suprimentos.

"Estou muito satisfeito com o fato de o diretor-geral da IFC ter aceitado em se dirigir ao Conselho de Administração da OIT hoje. Estou convencido de que, trabalhando mais estreitamente, nossas organizações podem melhorar as condições de trabalho nas cadeias de suprimentos e contribuir para o desenvolvimento sustentável, mesmo nos contextos mais difíceis”, afirmou o ciretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo.

"Em um mundo complexo e incerto, tenho orgulho de considerar a OIT de um dos parceiros mais valiosos da IFC – e sei que o melhor ainda está por vir para nossas duas organizações", disse Makhtar Diop, diretor-geral da IFC, no primeiro discurso de um chefe da IFC ao Conselho de Administração da OIT, que está atualmente reunido em Genebra. "Ao alavancar nossas vantagens únicas e complementares, sei que realizaremos mais juntos do que jamais poderíamos sozinhos."

A parceria reforças promoverá a capacitação institucional mutuamente benéfica para as equipes da IFC e da OIT, inclusive por meio de intercâmbios de pessoal para compartilhar conhecimento técnico entre as instituições e pelo trabalho conjunto em avaliações de impacto no emprego. As consultas técnicas OIT-IFC serão realizadas semestralmente.

A OIT e a IFC já colaboram no programa Better Work , uma parceria única entre organizações internacionais que reúne todos os níveis da indústria de vestuário para melhorar as condições de trabalho, respeitar os direitos trabalhistas e aumentar a competitividade das empresas de vestuário . Desde 2007, a IFC e a OIT expandiram o programa para 12 países, 47 marcas e 2.000 fábricas, melhorando as condições de trabalho de mais de cinco milhões de trabalhadores e trabalhadoras.