Reunião de líderes do G20

OIT saúda o compromisso do G20 com a justiça social e o trabalho decente

O compromisso dos líderes do G20 de trabalhar juntos para enfrentar as atuais múltiplas crises que o mundo enfrenta e apoiar uma maior justiça social e trabalho decente foi bem recebido pelo diretor-geral da OIT, que participou da Cúpula.

Notícias | 16 de Novembro de 2022
© G20

BALI (Notícias da OIT) – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) saudou o compromisso reiterado dos e das líderes do G20 com uma maior justiça social e trabalho decente, diante das “crises multidimensionais sem precedentes” que o mundo enfrenta.

Em sua Declaração, emitida no final da Cúpula de Líderes do G20, os e as líderes reafirmaram seu compromisso com uma ação coordenada para promover uma recuperação global forte, inclusiva e resiliente e um desenvolvimento sustentável que gere empregos e crescimento.

Referindo-se à guerra na Ucrânia, os e as líderes destacaram seu impacto adverso na economia global, acrescentando que a resolução pacífica de conflitos e o uso do diálogo e da diplomacia são vitais. “A era de hoje não deve ser de guerra”, destacou sua Declaração.

Em um discurso aos e às líderes, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, disse: “precisamos de um novo esforço coletivo para gerenciar, sair e prevenir essas crises”. Ele citou a necessidade de fortalecer a segurança de renda e direcionar o apoio às pessoas mais vulneráveis e pediu ao G20 que apoie o Acelerador Global de Empregos e Proteção Social para Transições Justas, uma iniciativa lançada pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. O Acelerador, disse o diretor-geral, poderia mobilizar as capacidades do sistema multilateral e fornecer uma parte importante da solução para os extraordinários desafios que o mundo enfrenta.

Na Declaração, os e as líderes destacaram que a mitigação do impacto adverso das tendências atuais sobre o mercado de trabalho continua a ser uma “prioridade máxima”. “Continuamos comprometidos com a promoção do trabalho decente e a eliminação do trabalho infantil e forçado…. [e] com uma abordagem sustentável justa, inclusiva e centrada nas pessoas que leva a uma maior justiça social, trabalho decente e proteção social para todos”, disseram. O Acelerador Global foi destacado entre uma série de iniciativas internacionais “para fazer avançar a colaboração internacional com o objetivo de recuperar juntos, recuperar mais forte”.

A última edição do Monitor da OIT sobre o Mundo do Trabalho, publicada no mês passado, mostrou que tanto o desemprego quanto a desigualdade devem aumentar, enquanto o aumento da inflação está causando a queda dos salários reais em muitos países, ameaçando a recuperação do mercado de trabalho em todo o mundo.

Em uma discussão da liderança sobre a transformação digital, o diretor-geral Houngbo disse aos e às líderes que, embora essas transformações tragam muitas oportunidades, muitas vezes são “acompanhadas por desafios relacionados ao trabalho e à renda irregulares, e à falta de pagamento ou baixo pagamento de impostos, má regulamentação das condições de trabalho e falta de proteção social, liberdade de associação ou negociação coletiva”. Ele pediu aos e às líderes “que melhorem a qualidade do emprego e criem as condições para que a digitalização cumpra seu potencial positivo para promover o trabalho decente”.

Os e as líderes também reafirmaram a importância de criar um mercado de trabalho inclusivo e “a necessidade de apoio às transições justas”. Eles e elas reafirmaram seu apoio à meta de proteção social universal para todas as pessoas até 2030 e aos outros objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Os e as líderes reiteraram seus compromissos anteriores de eliminar as disparidades salariais entre homens e mulheres e reduzir o desemprego juvenil e endossaram um Plano de Ação para Acelerar e Monitorar os Princípios do G20 para a Integração de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, juntamente com os outros anexos adotados pelos Ministros do Trabalho e Emprego do G20 no início deste ano.

A Cúpula dos Líderes do G20 foi realizada em Bali, na Indonésia, de 15 a 16 de novembro, marcando o fim da presidência indonésia do grupo. O governo indiano assumirá a presidência do G20 a partir de 1º de dezembro de 2022.