Dia Mundial da Menopausa
A menopausa é um tema do mundo do trabalho? Ouça o podcast Futuro do Trabalho
As mulheres em idade da menopausa constituem um segmento significativo e valioso da força de trabalho global, e cada vez mais a menopausa é reconhecida como uma questão do mundo do trabalho. O Dia Mundial da Menopausa, 18 de outubro, é uma oportunidade para observar como a menopausa é tratada no local de trabalho. Ouça o podcast em inglês.

Tradicionalmente, a menopausa tem sido tratada como um tema quase invisível e considerada como uma questão médica ou pessoal apenas para as mulheres e suas famílias.
Mas as mulheres na idade da menopausa já representam 11% da força de trabalho do G7, e o número tende a aumentar aumentará globalmente à medida que as populações envelhecem.
Pesquisas recentes mostraram que os efeitos da menopausa são muito mais extensos do que se pensava anteriormente, incluindo ansiedade, depressão, “nevoeiro cerebral”, insônia, exaustão e palpitações cardíacas.
Só no Reino Unido, estima-se que mais de 900 mil mulheres deixaram o mercado de trabalho precocemente por causa da menopausa - em uma idade em que seu talento, habilidades e experiência são mais valiosos - com consequências para as diferenças salariais e previdenciárias, e para produtividade no local de trabalho . Um estudo estimou que as perdas globais de produtividade relacionadas à menopausa somam mais de US$ 150 bilhões por ano.
Um grupo crescente de empresas, sindicatos e formuladores de políticas está reavaliando a menopausa como uma questão comercial, econômica e até legislativa, e como um tema que é parte integrante do mundo do trabalho. Então, como a menopausa deve ser tratada no local de trabalho?
Ouça o podcast (em inglês) Is the menopause a workplace issue?