345ª sessão do Conselho de Administração da OIT

Conselho de Administração da OIT exige fim da agressão russa contra a Ucrânia

O Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho considerou uma série de questões, incluindo a agressão russa contra a Ucrânia, a situação em Mianmar, Bielorrússia e Venezuela, e elegeu novos oficiais.

Notícias | 14 de Junho de 2022
GENEBRA (Notícias da OIT) – A 345ª sessão do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) reiterou seu apelo para que a Federação Russa cesse imediata e incondicionalmente sua agressão contra a Ucrânia. O Conselho de Administração solicitou ao diretor-geral da OIT que preparasse para consideração na 346ª Sessão do Conselho de Administração, a ser realizar em outubro-novembro de 2022, opções detalhadas para a possível realocação da Equipe de Apoio Técnico de Trabalho Decente da OIT e Escritório de país para a Europa Oriental e Ásia Central, que é atualmente sediada em Moscou.

O Conselho de Administração decidiu incluir na ordem do dia da sua 346ª sessão um ponto sobre a consideração de quaisquer outras medidas, incluindo as previstas na Constituição da OIT, para assegurar o cumprimento pelo Governo da Bielorrússia das recomendações da Comissão de Inquérito de 2004, que examinou a observância pela Bielorrússia da Convenção da OIT sobre Liberdade Sindical e Proteção do Direito de Sindicalização, 1948 (Nº 87). P Conselho solicitou ao diretor-geral da OIT que preparasse um relatório sobre o assunto.

A situação em Mianmar foi discutida e o Conselho de Administração nomeou os três membros independentes da Comissão de Inquérito que foi criada para examinar a não observância da Liberdade Sindical e Proteção do Direito de Sindicalização, 1948 (nº 87) e a Convenção sobre Trabalho Forçado, 1930 (nº 29) .

Com relação à Venezuela, o Conselho de Administração tomou nota dos progressos no funcionamento do fórum de diálogo social na concretização das recomendações da Comissão de Inquérito, emitidas em 2019, e concordou em continuar a colaborar com o Governo e os parceiros sociais na aplicação efetiva das normas internacionais do trabalho. Solicitou ao diretor-geral que apresentasse um relatório na sua próxima sessão.

O Conselho de Administração aprovou o relatório do Comitê de Liberdade Sindical.

O Conselho de Administração elegeu Claudia Fuentes-Julio, representante Permanente do Chile junto às Nações Unidas em Genebra, como sua nova presidente e ela cumprirá essa responsabilidade por 12 meses.

Renata Hornung-Draus, da Alemanha, foi reeleita como vice-presidente dos Empregadores do Conselho de Administração e Catelene Passchier, da Holanda, foi reeleita como Vice-Presidente dos Trabalhadores.