Conselho de Administração da OIT elegerá próximo diretor-geral

Notícias | 10 de Março de 2022
GENEBRA (Notícias da OIT) – A 344ª sessão do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho inicia na segunda-feira, 14 de março de 2022. A sessão continuará a abordar questões-chave no mundo do trabalho, incluindo a recuperação centrada nas pessoas em resposta à crise da COVID-19. E elegerá o(a) novo(a) diretor(a)-geral da Organização.

Entre os temas com implicações políticas de longo alcance a serem debates estão questões relacionadas à inclusão de condições de trabalho seguras e saudáveis no marco dos direitos fundamentais da OIT, a ação de acompanhamento da resolução da Conferência de 2021 sobre desigualdade no mundo do trabalho e o fortalecimento da cooperação multilateral, decorrente do Fórum Global de alto nível para uma recuperação centrada nas pessoas realizado em fevereiro de 2022. O Conselho de Administração também examinará os acontecimentos em Mianmar, em Bangladesh e na Venezuela como parte de suas funções de supervisão.

As audiências presenciais com as cinco pessoas candidatas ao cargo de diretor(a)-geral da OIT serão realizadas de forma privada no dia 14 de março. A eleição propriamente dita acontecerá em 25 de março e o resultado será anunciado publicamente assim que for conhecido.

As cinco pessoas candidatas ao cargo são Gilbert Houngbo do Togo, Kang Kyung-wha da República da Coreia, Mthunzi Mdwaba da África do Sul, Muriel Pénicaud da França e Greg Vines da Austrália.

A visão e os currículos das pessoas candidatas estão disponíveis no site da OIT, bem como as gravações dos diálogos públicos dos candidatos e das candidatas que ocorreram em fevereiro de 2022. Os pedidos de entrevista devem ser feitos através do e-mail: newsroom@ilo.org.

O mandato do(a) novo(a) diretor(a)-geral começará em 1º de outubro de 2022. O atual diretor-geral, Guy Ryder, do Reino Unido, ocupa o cargo desde 2012.

O Conselho de Administração fechará em 25 ou 26 de março.