Nota para a imprensa

Retomada da 109ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho

Desigualdades e competências para a aprendizagem ao longo da vida serão os principais temas dos debates durante a segunda parte da CIT deste ano.

Aviso aos meios de comunicação | 18 de Novembro de 2021
GENEBRA (Notícias da OIT) - O segundo segmento da 109ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) acontecerá de 25 de novembro a 11 de dezembro de 2021.

A Conferência será realizada de maneira virtual, refletindo as mudanças impostas pela crise da COVID-19.

Os principais pontos da agenda serão duas discussões gerais: uma sobre desigualdades e o mundo do trabalho; e outra sobre competências e aprendizagem ao longo da vida.

Haverá apenas uma sessão plenária da Conferência, que será realizada no sábado, 11 de dezembro, para apreciar os relatórios dos grupos de trabalho e comissões e encerrar formalmente a 109ª Sessão.

A sessão plenária da Conferência será encerrada com as declarações finais dos(as) integrantes da Mesa da Conferência e do diretor-geral.
O primeiro segmento da Conferência, concluído em 19 de junho, resultou na adoção do Chamado Global à Ação por uma Recuperação Centrada nas Pessoas. Também incluiu o programa e orçamento da OIT para 2022-2023, a discussão recorrente sobre proteção social, o exame de relatórios sobre a aplicação de normas trabalhistas durante a pandemia, bem como discussões de casos de países relacionados.
A sessão plenária em 11 de dezembro pode ser acompanhada no site da OIT ilo.org/ilc.

Será realizado um programa ao vivo de 30 minutos de duração sobre temas chama nos dias 25 e 29 de novembro e 6 e 13 de dezembro, sempre às 17h CET/13h horário de Brasília.

Toda a cobertura e todos documentos da CIT estarão disponíveis em: https://www.ilo.org/ilc

A CIT, às vezes conhecida como parlamento mundial do trabalho, é o maior encontro internacional dedicado ao mundo do trabalho, com a presença de representantes de governos, empregadores e trabalhadores dos 187 Estados membros da OIT. Além de debater questões-chave do mundo do trabalho, os delegados e as delegadas discutem, adotam e monitoram as Normas Internacionais do Trabalho e definem a agenda global e o orçamento da OIT.

O Conselho de Administração da OIT adiou a 109ª reunião anual da CIT de 2020 para este ano, como consequência da pandemia da COVID-19.
Para mais informações e para agendar entrevistas para a mídia impressa, entre em contato com o Departamento de Comunicação da OIT: newsroom@ilo.org.

Para cobertura de televisão e rádio, contate: multimedia@ilo.org.