OIT anuncia vencedores da 2ª Convocatória sobre inovação e competências em e-formalização e desenvolvimento de competências

As propostas vencedoras oferecem soluções inovadoras para a formalização da mão de obra na América Latina e no Caribe, por meio de novas tecnologias e desenvolvimento de competências

Notícias | 10 de Novembro de 2021
Lima - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciou as duas propostas vencedoras da convocatória deste ano, cujo objetivo é identificar soluções na área da e-formalização. As propostas vencedoras vêm do Equador e do Brasil.

A convocatória levou à identificação de 60 soluções inovadoras nas áreas de e-formalização e desenvolvimento de competências para contribuir para a recuperação do emprego formal na região após a perda maciça de empregos causada pela COVID-19.

Cinco propostas do Brasil, Equador e Chile foram pré-selecionadas como finalistas e convidadas a apresentar suas ideias a um júri internacional durante um evento virtual transmitido ao vivo no dia 4 de novembro de 2021. Cerca de 1.500 espectadores de diferentes regiões do mundo acompanharam o evento e votaram em suas propostas favoritas.

Após um rigoroso processo de avaliação, que levou em conta a avaliação do júri e o voto do público, a OIT selecionou as duas propostas vencedoras:
  • Primeiro prêmio (30.000 dólares): Encadenamientos productivos digitales, apresentado pela Câmara de Indústrias de Guayaquil (CIG) do Equador. Esta iniciativa consiste no desenvolvimento de uma plataforma virtual (incluindo um aplicativo móvel e um aplicativo web) para apoiar as cicro, pequenas e médias empresas (MPMEs) na gestão de seu estoque, melhorando a qualidade de seus produtos/serviços e possibilitando a rastreabilidade da cadeia de suprimentos. Ela também utiliza análise da indústria em tempo real para integrar fornecedores MPMEs de segmentos vulneráveis com clusters industriais e grandes empresas, a fim de gerar relações comerciais sustentáveis e valor compartilhado.
  • Segundo prêmio (20.000 dólares): #ElasporElas: Ferramenta de Educação Digital para o Empreendedorismo, liderada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) do Brasil. Este aplicativo de educação digital visa promover a formalização das mulheres em contextos de vulnerabilidade social, apoiando a inclusão digital, o empreendedorismo formal e a independência financeira das mulheres vítimas de violência.
Além do apoio financeiro de 30.000 dólares (primeiro prêmio) e 20.000 dólares (segundo prêmio) para a implementação de suas propostas, as iniciativas vencedoras receberão assessoria técnica para a implementação de suas soluções e oportunidades para fazer conexões e obter visibilidade global.

"A revolução digital, as transformações tecnológicas e as tendências associadas ao futuro do trabalho, que foram aceleradas pela pandemia, abrem uma oportunidade de adotar soluções inovadoras que, através do uso de novas tecnologias, favorecem a formalização do trabalho e a inserção de unidades econômicas nas cadeias formais de valor", disse Vinícius Pinheiro, diretor regional da OIT para a América Latina e o Caribe.

"Este convite à apresentação de propostas sobre e-formalização e desenvolvimento de competências mostrou o enorme potencial para identificar soluções inovadoras e eficazes para a formalização na região, demonstrando o poder da criatividade e inovação para melhorar os resultados do mercado de trabalho", acrescentou ele.

"A OIT lançou esta 2ª Convocatória sobre inovação e competências, reconhecendo a importância e o papel ativo dos indivíduos e organizações na condução da inovação em sistemas de competências e na abordagem de desafios urgentes em torno da informalidade na América Latina e no Caribe". Abordar a questão da informalidade através do desenvolvimento de competências não é uma tarefa fácil, mas estamos muito gratos por termos recebido soluções inovadoras, criativas e direcionadas para superar essas dificuldades. Isto realmente demonstra como a informalidade e o desenvolvimento de competências são tópicos inter-relacionados e oportunos que afetam a vida de muitas pessoas e exigem o envolvimento de múltiplas partes interessadas no terreno", explicou Srinivas Reddy, chefe do Serviço de Conhecimentos Teóricos e Práticos e Empregabilidade da OIT. (SKILLS).

Ele acrescentou que "é importante que vejamos a Convocatória sobre inovação e competências não como um evento pontual, mas sim como um primeiro passo para construir um ecossistema de inovação de competências que apoie grandes ideias e as transforme em soluções reais e concretas".