Política de emprego

OIT lança nova base de dados digital sobre políticas e estratégias de emprego para promover uma recuperação inclusiva

A plataforma digital será uma referência global e fonte de informação sobre políticas e estratégias nacionais para promoção do emprego juvenil.

Notícias | 19 de Outubro de 2021



GENEBRA (Notícias da OIT) - A OIT lançou uma nova base de dados global sobre políticas e estratégias nacionais de emprego que promovem o emprego jovem.

O portal Employment Policy Gateway será útil para governos, interlocutores sociais, instituições de pesquisas, profissionais e outras partes interessadas, e permite a pesquisa de políticas e estratégias de promoção de emprego vigentes por região, país e tema. A plataforma permite a comparação entre políticas nacionais e complementa a pesquisa e análise sobre os instrumentos de política atuais.

O lançamento do banco de dados atende a solicitações crescentes de governos, organizações de empregadores e de trabalhadores por informações comparativas sobre políticas de emprego em nível nacional, incluindo estratégias voltadas para os jovens. A crise da COVID-19 teve graves consequências para os mercados de trabalho em todo o mundo, impondo mudanças de política e a introdução de novas medidas. Isso multiplicou as solicitações de um banco de dados desse tipo.

Para promover uma recuperação inclusiva e rica em empregos após a crise da COVID-19, os países precisam de uma agenda política ousada e inovadora voltada para o emprego. Neste contexto, as políticas nacionais de emprego com perspectiva de gênero podem desempenhar um papel importante. Em vários países, essas políticas estão sendo adaptadas ou formuladas para se concentrar nas respostas à COVID-19.

O portal Employment Policy Gateway tem como objetivo que essas políticas e estratégias sejam sistematicamente revisadas e documentadas e disponibilizadas em um formato simples."

Sukti Dasgupta, chefa do Serviço da OIT de Emprego, Mercados de Trabalho e Juventude.

“A experiência da OIT trabalhando com os Estados membros em torno das políticas de emprego nos últimos 20 anos produziu conhecimentos valiosos sobre o conteúdo e os processos relacionados às políticas nacionais de emprego e estratégias de emprego para jovens”, disse Sukti Dasgupta, chefa do Serviço de Emprego, Mercados de Trabalho e Juventude. 

“O portal Employment Policy Gateway tem como objetivo que essas políticas e estratégias sejam sistematicamente revisadas e documentadas e disponibilizadas em um formato simples."

O Policy Gateway está estruturado em três seções inter-relacionadas:
  • Políticas Nacionais de Emprego: fornecem informações sobre as políticas nacionais de emprego adotadas por países ao redor do mundo. Inclui a concepção e o conteúdo das políticas, bem como a sua aplicação e supervisão;
  • Estratégias de emprego juvenil: abrangem estratégias nacionais de emprego juvenil, com base nas apresentações apresentadas ao “Pesquisa da OIT sobre estratégias nacionais de emprego juvenil” no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; e,
  • E-library: catálogos, no idioma original, de documentos de política usados no portal Employment Gateway.
"A ferramenta continuará sendo atualizada e expandido sua base de informações, adicionando outros países e novos recursos com base em contextos em evolução, incluindo respostas políticas para a crise da COVID-19”, disse Sangheon Lee, Diretor do Departamento de Política de Emprego da OIT.

O Employment Policy Gateway é financiado pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (OSDI) e pela Agência do Luxemburgo para a Cooperação para o Desenvolvimento (LuxDev).