A 109ª Conferência Internacional do Trabalho será realizada de forma virtual e começará em maio

A 109ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho será realizada, pela primeira vez em sua história, virtualmente, à luz das mudanças provocadas pela crise da COVID-19.

Notícias | 17 de Maio de 2021
GENEBRA (Notícias da OIT) - A 109ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) será realizada, pela primeira vez em sua história, virtualmente, em função das mudanças causadas pela crise da COVID-19.

Sob outro acordo específico, a CIT começará em 20 de maio (às 13h - horário de Genebra/ 8h – horário de Brasília) seus dirigentes e iniciar a Conferência. A CIT seguirá em duas partes: a primeira em junho de 2021; e a segunda em novembro-dezembro de 2021.

As sessões de junho começarão em 3 do citado mês, e as reuniões do comitê da Conferência deverão ocorrer ao longo de duas semanas e meia.

A atividade das sessões plenárias, incluindo um discurso do presidente da Confederação Suíça, terá início no dia 7 de junho. O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, e o presidente do Conselho de Administração apresentarão seus relatórios, que cobrirão um período de dois anos. Em seguida, os presidentes dos Grupos de Empregadores e Trabalhadores da CIT farão seus respectivos discursos introdutórios.

Os itens do segmento da agenda da CIT de junho incluem um documento final especial sobre a resposta da OIT à COVID-19, o Programa e Orçamento da OIT para 2022-2023, a discussão recorrente sobre proteção social e consideração dos relatórios sobre a aplicação de padrões de trabalho durante a pandemia e discussões de casos de países relacionados.

A Cúpula do Mundo do Trabalho, intitulada Ação internacional para uma resposta à COVID-19 centrada nas pessoas ( International action for a human-centred COVID-19 response), acontecerá nos dias 17 e 18 de junho, com sessões de aproximadamente 90 minutos por dia. A Cúpula incluirá um segmento de alto nível com chefes de estado e de governo e um painel de discussão com representantes tripartites.

A CIT também incluirá, entre outros eventos, a celebração em 10 de junho do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (celebrado em 12 de junho, que neste ano cai no sábado), e a apresentação de um relatório sobre o trabalho infantil.

A parte de junho da CIT será encerrada no dia 19.

A CIT retomará seus trabalhos em novembro e sua agenda incluirá dois debates temáticos no âmbito de várias comissões: o primeiro tratará da desigualdade e do mundo do trabalho; e o segundo tratará do desenvolvimento de habilidades e da aprendizagem ao longo da vida. O diretor-geral deverá encerrar a 109ª CIT em 11 de dezembro.

O trabalho da CIT poderá ser acompanhado por meio da seção “ILC Live” do site da OIT em inglês, que incluirá a cobertura ao vivo das sessões plenárias. Haverá também um blog ao vivo com cobertura contínua. Um “Daily Show” de 30 minutos, cobrindo os principais momentos e temas, entrará no ar às 16h30 CEST todos os dias no site da OIT, bem como no YouTube, Twitter e LinkedIn.

A cobertura na íntegra da CIT será feita por meio do site da Conferência (https://www.ilo.org/ilc), onde também serão publicados fotos e vídeos e disponibilizados links para redes sociais.

A CIT, às vezes conhecida como o parlamento mundial do trabalho, é o maior encontro internacional dedicado ao mundo do trabalho, com a presença de representantes de governos, empregadores e trabalhadores dos 187 Estados membros da OIT. Além de discutir questões-chave do mundo do trabalho, os delegados discutem, adotam e monitoram as Normas Internacionais do Trabalho e definem a agenda global e o orçamento da OIT.

A celebração da 109ª reunião da CIT, que ocorre anualmente, foi adiada pelo Conselho de Administração da OIT de 2020 para 2021 como resultado da pandemia da COVID-19.

O Conselho de Administração da OIT se reunirá duas vezes durante este período, em 21 de maio e em 25 de junho.

Para mais informações e para agendar entrevistas para a mídia impressa, entre em contato com o Departamento de Comunicação da OIT: newsroom@ilo.org.

Para informações sobre a cobertura da transmissão e agendar entrevistas, por favor, contate o endereço de e-mail multimedia@ilo.org