Com apoio da OIT e do Brasil, SENAI promove curso online para fortalecimento de capacidades institucionais do governo do Peru

Especialistas dos Ministérios do Trabalho e Promoção do Emprego e da Educação peruanos participam do curso promovido pelo projeto Algodão com Trabalho Decente.

Notícias | 10 de Maio de 2021
Aula inaugural do curso promovido pelo Senai

Brasília – O desenvolvimento de competências, a formação e a (re)qualificação profissionais são elementos chave para o futuro do trabalho na reconstrução no pós-pandemia. Nesse contexto, para promover o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento de capacidades institucionais no âmbito da cooperação Sul-Sul, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o governo do Brasil e  o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) promovem com o curso online “Transferência de Metodologias Educacionais – Modelo SENAI de Educação Profissional” voltado para gestores do governo do Peru.

Ao todo, 23 especialistas dos Ministérios do Trabalho e Promoção do Emprego (MTPE) e da Educação (MINEDU) peruanos participam do curso desenvolvido por meio do Sistema de Gestão da Aprendizagem da Universidade Corporativa do SENAI (UnIndústria).

“O objetivo do curso é construir uma ponte entre os mundos da educação e do trabalho, promovendo o conhecimento e estabelecendo as correlações entre: os resultados de estudos de prospecção tecnológica e mercadológica e os processos de atualização e criação de perfis profissionais, de elaboração de currículos e de práticas pedagógicas voltados para a formação profissional para o futuro do trabalho na indústria”, disse Marcelo Ramos, pesquisador e assessor da Diretoria Executiva do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI (CETIQT).

Com duração de quatro meses, o curso é promovido pelo Projeto Algodão com Trabalho Decente, implementado pela OIT, pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, e pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). O objetivo do Projeto é promover o trabalho decente na cadeia de valor do algodão, com ênfase nos Direitos e Princípios Fundamentais do Trabalho e na melhoria das condições de trabalho em quatro países produtores: Paraguai, Peru, Mali e Moçambique.

Fernanda Barreto, coordenadora do Programa de Cooperação Sul-Sul do Escritório da OIT no Brasil, enfatizou que “o curso está inserido no escopo do Projeto-País Peru, a atividade em si visa realizar a transferência da metodologia SENAI em educação/formação profissional para a equipe técnica de competências trabalhistas no Peru”,

"Nosso objetivo é criar um fórum técnico-consultivo que possibilite a aproximação dos atores envolvidos entre o mundo do trabalho e a educação profissional, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre Brasil e Peru e assim fortalecendo as diretrizes da Cooperação Sul-Sul brasileira”, acrescentou.

Os especialistas são oriundos de oito diferentes instituições peruanas: a Direção de Formação para o Emprego e Capacitação Laboral (DFECL) e a Direção de Padronização e Certificação de Competências Laborais (DNCCL), vinculadas ao MTPE; a Direção Geral de Educação Superior Técnico Profissional (MINEDU-DIGESUTPA), Serviço Nacional de Treinamento em Trabalho Industrial (SENATI), Entidades de Capacitação – Centro de Educação Técnico Produtiva (ECAP CETPRO San Luís), Centro de Serviços para a Capacitação Laboral e o Desenvolvimento (CAPLAB) e os Centros de Formação de Promotores Juvenis (CENFORP HUARAZ e TARACO-PUNO), do Ministério da Educação.

O curso é estruturado em três blocos: no primeiro, as/os alunas/os estudarão os conceitos gerais do Modelo SENAI de Educação Profissional (MSEP); no segundo, colocarão em prática o Modelo, estudando, atualizando e criando alguns perfis profissionais, como: Técnico Têxtil, Profissional de Manutenção Têxtil e Desenvolvedor de Moda e Produto. Os perfis profissionais são importantes, porque norteiam as ofertas de educação e formação profissional; na última etapa do curso, especialistas de empresas – e outras instituições convidadas – serão consulados sobre os perfis, por meio da aplicação de um questionário estruturado com as informações dos perfis.

"A minha expectativa é poder conhecer e utilizar as diferentes ferramentas e estratégias existentes para a elaboração de perfis profissionais, elaboração de desenhos curriculares e itinerários formativos, bem como algumas práticas pedagógicas que me permitam aplicar o que foi aprendido. Após o curso, tenho plena certeza de que seremos capazes de fortalecer e propor ideias mais sofisticadas para gerar um maior impacto em nossos clientes, tornar nossas equipes mais produtivas", disse Alfredo Ramos, Economista da CAPLAB.

"No Peru existe uma lacuna de competências bastante acentuada que não nos permite aproveitar ao máximo o potencial das pessoas jovens que cursaram carreiras técnicas ou profissionais. O curso nos fornecerá as ferramentas e os conhecimentos necessários para poder contribuir para preencher essa lacuna de competências, conectando melhor o setor educacional com o que o setor produtivo exige", acrescentou.