Dia Internacional do Trabalho

A solidariedade é a chave para a nossa sobrevivência e prosperidade comum

Em um comunicado divulgado por ocasião do Dia do Trabalho, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, faz um apelo a trabalhadores, empregadores, governos, organizações internacionais e todas as pessoas que estão comprometidas com a construção de um mundo melhor a unirem forças para alcançarmos um mundo do trabalho com justiça e dignidade para todas e todos.

Notícias | 30 de Abril de 2021


Este ano, celebramos mais uma vez o 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho, sob o espectro da pandemia da COVID-19. A pandemia teve efeitos devastadores no mundo do trabalho, destruindo empregos, empresas e meios de subsistência, colocando milhões de pessoas na pobreza e provocando um retrocesso no desenvolvimento global. Como a maioria das crises, atingiu as pessoas mais fracas e as mais vulneráveis, tornando um mundo desigual ainda mais desigual.

A pandemia e suas consequências são um poderoso lembrete da interdependência que existe em escala global. Isso se aplica tanto à saúde quanto à nossa vida profissional.

Ninguém está seguro até que estejamos todos seguros. Ninguém pode ficar indiferente à situação das outras pessoas frente à fragilidade do mundo interdependente que criamos. A solidariedade é a chave para nossa sobrevivência e prosperidade comum, dentro e fora das fronteiras de cada país. Portanto, ao enfrentarmos a crise atual e olharmos para o futuro, uma coisa é clara: precisamos de uma recuperação centrada nas pessoas, com justiça e equidade. Uma recuperação sustentável e inclusiva para todos.

Alcançar uma reconstrução melhor envolve a tomada de decisões políticas deliberadas e coerentes que permitam:
  • Gerar empregos e garantir condições de trabalho dignas para todas e todos;
  • Ampliar a proteção social;
  • Proteger os direitos dos trabalhadores(as); e
  • Fazer uso do diálogo social.
Neste Primeiro de Maio, recordamos as lutas históricas que trouxeram ganhos duramente conquistados. Hoje, mais uma vez, sacrifícios extraordinários estão sendo feitos por pessoas no mundo do trabalho para vencer a COVID-19. Nós as saudamos, assim como sentimos pelas pessoas que perderam suas vidas, mas, nunca devemos sacrificar nossos valores de justiça social, nem nossos direitos fundamentais no trabalho, nem nossa determinação de construir um futuro melhor que é o sentido e a finalidade das pessoas que celebraram o Primeiro de Maio em todo o mundo há tantos anos.

De muitas maneiras, a pandemia trouxe escuridão para nossas vidas e tornou essa tarefa mais difícil.

No entanto, também trouxe novas possibilidades que podemos e devemos buscar.

O contexto da crise nos dá espaço para repensar, fazer novas escolhas e novos compromissos para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.

Neste Dia Internacional do Trabalho, a OIT faz um apelo a trabalhadores, empregadores, governos e organizações internacionais, bem como a todas aquelas pessoas que estão empenhadas em alcançar uma reconstrução melhor, a unirem forças por um mundo de trabalho com justiça e dignidade para todas e todos.