Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

Wagner Moura: Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

Vocês sabia que o Embaixador da Boa Vontade da OIT, o ator Wagner Moura, começou sua carreira como jornalista? Uma imprensa forte, diz ele, pode conscientizar sobre os trabalhadores e as trabalhadoras vítimas do trabalho forçado.

Notícias | 30 de Julho de 2020


Vocês sabia que o Embaixador da Boa Vontade da OIT, o ator Wagner Moura, começou sua carreira como jornalista? Uma imprensa forte, diz ele, pode conscientizar sobre os trabalhadores presos no trabalho forçado.

Jornalistas têm uma voz que muitos trabalhadores e trabalhadoras não têm. Jornalistas podem chamar atenção para práticas abusivas e a negação de direitos humanos e trabalhistas fundamentais. Elas e eles podem alertar seus leitores ou espectadores sobre os abusos. Podem ajudar a mudar a opinião pública e até políticas públicas, para que a vida se torne melhor para os trabalhadores e as trabalhadoras.

O jornalismo responsável é essencial para aumentar a conscientização sobre os milhões de pessoas vítimas de exploração no trabalho forçado. A cobertura jornalística pode ajudar a chamar a atenção para uma causa e criar mobilização e apoio público para impulsionar a mudança de políticas.

Veja o kit de ferramentas da OIT de cobertura jornalítisca sobre trabalho forçado e contratação justa:
(em inglês): https://readymag.com/ITCILO/1292461/