América Latina e Caribe

Transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono criaria 15 milhões de empregos na América Latina e no Caribe até 2030

Adoção de estratégias de descarbonização da economia para atingir zero emissões líquidas poderia ter um impacto positivo e ajudar a criar empregos após a crise da COVID-19, afirma um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho e do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Notícias | 29 de Julho de 2020
Lima e Washington - Em um estudo pioneiro, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que a transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono poderia criar 15 milhões de novos empregos líquidos na América Latina e no Caribe (ALC) até 2030. Para apoiar uma recuperação sustentável após a pandemia de COVID-19, a região precisa, urgentemente, criar empregos decentes e construir um futuro mais sustentável e inclusivo.

O relatório “O Emprego em um futuro de zero emissões líquidas na América Latina e Caribe” (“El empleo en un futuro de cero emisiones netas en América Latina y el Caribe”) revela que a transição para uma economia com zero emissões líquidas provocaria o desaparecimento de cerca de 7,5 milhões de empregos em eletricidade com base em combustíveis fósseis, em extração de combustíveis fósseis e na produção de alimentos de origem animal. No entanto, esses empregos perdidos são mais do que compensados por novas oportunidades de emprego: 22,5 milhões de empregos seriam criados nos setores de agricultura e produção de alimentos à base de plantas, eletricidade renovável, silvicultura, construção e manufatura.

O relatório também é o primeiro a destacar como a mudança para dietas mais saudáveis e sustentáveis, que reduzem o consumo de carne e de laticínios e aumentam o de alimentos à base de plantas, criaria empregos e reduziria a pressão sobre a biodiversidade única da região. Com essa mudança, o setor agroalimentar da ALC poderia criar o equivalente a 19 milhões de empregos em período integral, o que compensaria amplamente a redução de 4,3 milhões empregos nos setores de pecuária, avicultura, laticínios e pesca.

Além disso, o relatório oferece um plano sobre como os países podem criar empregos decentes e promover a transição para alcançar zero emissões líquidas. Isso inclui políticas públicas que facilitem a realocação de trabalhadores e trabalhadoras, promovam o trabalho decente nas zonas rurais, ofereçam novos modelos de negócios, e melhorem a proteção social e o apoio às pessoas deslocadas, às empresas, às comunidades e aos trabalhadores e às trabalhadoras.

O diálogo social envolvendo o setor privado, os sindicatos e os governos é essencial para a elaboração de estratégias a longo prazo para alcançar zero emissões líquidas de carbono, que gerem empregos, ajudem a reduzir a desigualdade e atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento a longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de ponta e oferece assessoria em políticas públicas, assistência técnica e treinamento a clientes públicos e privados em toda a região.

Sobre a OIT
Única agência tripartite da ONU, desde 1919, a OIT reúne governos, empregadores e trabalhadores de 187 Estados-membros para estabelecer e promover normas e princípios e direitos fundamentais no trabalho, criar maiores oportunidades de trabalho e de renda decentes para mulheres e homens, melhorar a cobertura e a eficácia da proteção social para todas pessoas e fortalecer o tripartismo e o diálogo social.

Contatos de imprensa:
BID
José Luis Lobera
Joseluisl@iadb.org
Tel. +1-202-340-4111

OIT
Luis Cordova
cordova@ilo.org
Tel. +51 989301246