Novo relatório do BID e da OIT discute o impacto da descarbonização da economia sobre a geração de empregos

O relatório "Criando empregos para uma recuperação sustentável e um futuro com zero emissões líquidas" será apresentado virtualmente pelas duas organizações, com comentários de representantes de governos e de organizações de empregadores e trabalhadores da região da América Latina e do Caribe.

Lima - Milhões de novos empregos podem ser criados na América Latina e no Caribe por meio da transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono até 2030, de acordo com um novo relatório conjunto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O relatório "Criando empregos para uma recuperação sustentável e um futuro com zero emissões líquidas" (“Creando empleos para una recuperación sostenible y un futuro de cero emisiones netas”) analisa detalhadamente o impacto que uma descarbonização da economia teria na região e destaca que novos empregos podem ajudar a compensar as perdas de postos de trabalho causadas pela pandemia de COVID-19.

O relatório inédito do BID e da OIT será apresentado em espanhol nesta quarta-feira, 29 de julho, às 12:00 EST (13:00 horário de Brasília).

Para assistir a esta apresentação, por favor, inscreva-se aqui:

https://zoom.us/meeting/register/tJ0kfuyorDIuH9bFFA_tlHXJYrp3_A5fsqb4

A agenda da apresentação inclui representantes do BID, da OIT, de governos e organizações de empregadores e trabalhadores da região:

Principais palestrantes
  • Ana María Rodríguez-Ortíz, Vice-presidente de Setores e Conhecimento, BID.
  • Vinícius Pinheiro, Diretor Regional da OIT para América Latina e Caribe.

Panelistas
  • Geannina Dinarte Romero, Ministra do Trabalho e de Seguridade Social, Costa Rica.
  • Ricardo Lozano, Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Colômbia.
  • Alberto Echavarría, Membro do Conselho de Administração da Organização Internacional de Empregadores e Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos da Associação Nacional de Empregadores da Colômbia.
  • Rafael Freire, Secretário-geral da Confederação Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras das Américas.

Moderador
  • Graham Watkins, Chefe interino, Divisão de Mudança Climática, BID.