Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil - 12 de junho de 2020

COVID-19:Protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil, agora mais que nunca!

Notícias | 8 de Junho de 2020
O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil 2020 se concentrará no impacto da atual crise no trabalho infantil. A pandemia de saúde causada pela COVID-19 e o consequente impacto econômico e sobre o mercado de trabalho estão tendo um grande efeito na vida e nos meios de subsistência das pessoas. Infelizmente, as crianças são frequentemente as primeiras a sofrer.

A crise pode levar milhões de crianças vulneráveis ​​ao trabalho infantil. Estima-se que já existam 152 milhões de meninos, meninas e adolescentes em situação de trabalho infantil, das quais 72 milhões realizam trabalhos perigosos. Agora, essas crianças correm um risco ainda maior de enfrentar circunstâncias ainda mais difíceis e de trabalhar mais horas por dia.

Este ano, a campanha do Dia Mundial será virtual e organizada em conjunto com a Marcha Mundial contra o Trabalho Infantil e a Aliança Internacional para Cooperação no Trabalho Infantil e Agricultura (IPCCLA).

Um documento conjunto da OIT e do UNICEF sobre o impacto da COVID-19 sobre o trabalho infantil, a ser publicado em 12 de junho, examinará alguns dos principais canais pelos quais a pandemia provavelmente afetará o progresso em direção à eliminação do trabalho.