COVID-19: Proteger as pessoas mais vulneráveis

No Dia Internacional contra a LGBTIFobia, a OIT reinforça sua missão histórica de promover a justiça social e o trabalho decente para todas as pessoas

Em meio à crise de saúde da COVID-19 e de seus fortes impactos sobre a sociedade, a economia e o mundo do trabalho, é fundamental também voltar a atenção para as pessoas historicamente excluídas por causa de preconceitos com relação à sua orientação sexual e identidade de gênero.

Notícias | 17 de Maio de 2020
Brasília - O Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia (International Day Against Homophobia, Biphobia, Interphobia & Transphobia, IDAHOBIT, em inglês) é observado em 17 de maio. Como parte das celebrações da data, o Sistema das Nações Unidas no Brasil reforça seu compromisso com a proteção dos direitos humanos das pessoas LGBTI+ e com a promoção do acesso dessas populações ao mercado de trabalho, por meio de empregos dignos e do respeito à diversidade. Por sua vez, a OIT reinforça sua missão histórica de promover a justiça social e o trabalho decente para todas, todes e todos.

A Declaração do Centenário da OIT coloca as pessoas no centro de todas as ações de promoção de justiça social e do trabalho decente. E o próprio conceito de trabalho decente sintetiza a missão da Organização de promover oportunidades para que todas as pessoas obtenham um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas.

A oficial técnica em Princípios e Direitos Fundamentais da OIT, Thais Dumet Faria, destaca que o trabalho decente também é um conceito central para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 8, que visa “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos”.


Em meio à crise de saúde da COVID-19 e de seus fortes impactos sobre a sociedade, a economia e o mundo do trabalho, é fundamental também voltar a atenção para as pessoas historicamente excluídas por causa de preconceitos com relação à sua orientação sexual e identidade de gênero.  Uma importante iniciativa para a promoção da empregabilidade de pessoas em situação de exclusão socioeconômica, incluindo as pessoas transexuais, é o projeto Cozinha&Voz, que capacita profissionais como assistente de cozinha.

Lançado em 2017, o Cozinha&Voz faz parte de uma ampla iniciativa de promoção do trabalho decente para pessoas em situação de vulnerabilidade, desenvolvida pela OIT e o Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da cozinheira Paola Carosella e da Casa Poema.

Para garantir a capacitação contínua e treinamentos essenciais em tempos de COVID-19, o projeto adotou um plano de contingência para assegurar a profissionalização das pessoas já capacitadas, com um método inédito de aulas online ministradas por meio de ferramentas de videoconferência, conversas virtuais e outras alternativas de conexão.

O Cozinha&Voz Web foi lançado em abril de 2020. Ao todo, 50 alunas e alunos do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Rondônia e de Goiás participam das aulas semanais ministradas online, que terão duração de quatro meses. São palestras, debates e aulas diárias de música, poesia, dança, oficinas de gastronomia, orientações sobre como preparar um currículo, conversas com especialistas de diferentes áreas sobre temas como discriminação e direitos no local de trabalho, entre outros.