Conduta Empresarial Responsável na América Latina e no Caribe (CERALC)

O novo projeto de Conduta Empresarial Responsável na América Latina e Caribe financiado e elaborado em colaboração com a União Europeia (UE) ) é implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) visa promover um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo na UE, na América Latina e no Caribe, apoiando práticas de conduta empresarial responsáveis, em conformidade com os instrumentos da ONU, OIT e OCDE.

  1. Projeto financiado pela União Europeia e implementado em conjunto pela Organização Internacional do Trabalho, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Contexto

A expectativa de que bens e serviços sejam produzidos e fornecidos de maneira responsável – isto é, em conformidade com as normas internacionais que garantem o respeito aos direitos humanos, trabalho digno e proteção ambiental - cresceu significativamente. Ao mesmo tempo, as últimas décadas presenciaram uma convergência de padrões internacionais sobre conduta empresarial responsável (CER), inclusive sobre a responsabilidade corporativa de respeitar os direitos humanos. Governos, empresas e sociedade civil nos países da América Latina e Caribe (ALC) também estão demonstrando um interesse crescente em promover uma conduta empresarial responsável.

O Projeto "Conduta Empresarial Responsável na América Latina e Caribe" (CERALC) é implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). O projeto é financiado e elaborado em colaboração com a União Europeia (UE).

Sobre o projeto

  1. O objetivo do projeto é promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo na UE e na América Latina e Caribe, apoiando práticas de conduta empresarial responsável, em consonância com os instrumentos das Nações Unidas, OIT e OCDE.

Componentes do projeto

A execução do projeto gira em torno de três pilares principais que facilitam o cumprimento de seus objetivos na região. Esses pilares são os seguintes:


Diretivas de projeto

Las actividades se realizan bajo las directivas de los siguientes documentos, los cuales corresponden a los tres diferentes organismos de las Naciones Unidas involucrados en la implementación del proyecto.

Foco geográfico

  1. Com o objetivo de conseguir melhorias substanciais no cumprimento e respeito dos direitos humanos nas diferentes atividades empresariais da região, o projeto está sendo realizado de forma coordenada e conjunta em diferentes países da América Latina e do Caribe.

Implementação

Recursos de comunicação