Ação conjunta para apoiar refugiados e comunidades anfitriãs

A Organização Internacional do Trabalho trabalhará para fortalecer o crescimento socioeconômico e o trabalho decente para refugiados e comunidades anfitriãs como parte da parceria PROSPECTS.

Notícias | 18 de Dezembro de 2019
© M. Crozet / ILO

GENEBRA (Notícias da OIT) - A Holanda, o Grupo Banco Mundial - incluindo o Banco Mundial e a Corporação Financeira Internacional (IFC) – o UNICEF, a ACNUR e a OIT anunciaram hoje o lançamento da Parceria PROSPECTS, um programa de parceria internacional para melhorar o acolhimento e a proteção de refugiados e refugiadas nos países de sua região de origem.

A parceria visa mudar o paradigma de uma abordagem humanitária para uma abordagem de desenvolvimento, em resposta a crises de deslocamento forçado. A iniciativa está fundamentada no consenso do Pacto Global sobre Refugiados de que ajudar os refugiados e as refugiadas e suas comunidades anfitriãs a prosperar, e não apenas sobreviver, reduzirá o risco de estadias prolongadas e diminuirá a dependência dos refugiados em ajuda humanitária.

Os parceiros envolvidos trabalharam juntos nos últimos 18 meses para desenvolver a visão da parceria e iniciar atividades piloto nas regiões conhecida como Chifre da África, que reúne Somália, Djibuti, Etiópia e Eritréia, e do Oriente Médio e Norte da África (MENA, na sigla em inglês). Hoje, no primeiro Fórum Global para Refugiados, realizado em Genebra, os parceiros reafirmam seu compromisso com esta inovadora iniciativa transformadora.

Com base nos pontos fortes complementares mútuas dos parceiros, a Parceria PROSPECTS colaborará para:
  • promover um ambiente propício para a inclusão socioeconômica;
  • melhorar o acesso à educação e proteção para crianças vulneráveis em deslocamento; e
  • fortalecer a resiliência das comunidades anfitriãs.
A Holanda, como doadora da Parceria, promete apoio a longo prazo para operacionalizar uma resposta de desenvolvimento a situações de deslocamento forçado. O Banco Mundial compromete-se a investir em educação, meios de subsistência, desenvolvimento do setor privado, proteção social e prestação de serviços, inclusive apoiando políticas progressivas para refugiados. A IFC compromete-se a trazer soluções do setor privado para refugiados e comunidades anfitriãs na parceria.

Por sua vez, o UNICEF fortalecerá as capacidades nacionais e regionais para fornecer educação e proteção à criança em movimento. A OIT trabalhará para fortalecer o crescimento socioeconômico inclusivo e o trabalho decente. O ACNUR leva à parceria seu papel de liderar, coordenar e fornecer proteção, assistência e soluções para refugiados e outras pessoas deslocadas.

No Fórum Global para Refugiados, os membros do PROSPECTS discutiram como suas organizações podem aproveitar melhor as habilidades, os talentos e os conhecimentos de mais de milhões de refugiados e de suas comunidades anfitriãs nas regiões do Chifre da África e do MENA.