ABC, OIT e FAO promovem troca de conhecimento em projetos de Cooperação Sul-Sul com África e América Latina

Visita técnica à Embrapa Arroz e Feijão buscou aproximar produtores, cientistas, pesquisadores e agrônomos da cadeia produtiva do algodão do Brasil, da Colômbia, do Mali e de Moçambique

Notícias | 30 de Agosto de 2019
Delegações de Colômbia, Mali e Moçambique visitam a sede da Embrapa Arroz e Feijão,em Santo Antônio de Goiás(GO)

Brasília - A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) organizaram hoje (30) uma visita técnica à sede Embrapa Arroz e Feijão, em Goiás, para delegações de países da América Latina e a África, que participam de projetos de Cooperação Sul-Sul Trilateral com o Governo brasileiros, a OIT e a FAO. 

O encontro teve a finalidade de aproximar produtores, cientistas, pesquisadores e agrônomos da cadeia produtiva do algodão do Brasil, da Colômbia, do Mali e de Moçambique. Técnicos da Embrapa apresentaram os principais desafios do Brasil para a produção de algodão, os sistemas de produção, as tecnologias e o controle de doenças e pragas.

"Acho importante mostrarmos o que estamos fazendo aqui no Brasil, os problemas que enfrentamos e como estamos tentando superá-los. São temas em comum com outros países e que devem ser compartilhados para a geração de conhecimento", disse o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão Camilo Morello.

O Presidente do Fundo Nacional dos Produtos de Algodão (FONPA) de Moçambique, Benison Simoco, disse que a visita "é muito interessante para nós, é uma experiência que vale e que pode nos dar um resultado muito positivo na produção de algodão de Moçambique. Eu gostaria que este tipo de Cooperação entre países fosse mais contínua para melhora da produção no nosso país."

Representantes da ABC, da OIT e da FAO acompanharam a visita e ressaltaram a importância do intercâmbio de conhecimentos. O Assistente de Projetos da ABC, Luiz Fernando Bacelar, destacou a importância dessa atividade, que promove a integração entre duas iniciativas de Cooperação Sul-Sul Trilateral que contribuem para a cadeia produtiva do algodão, como complemento para as atividades técnicas desenvolvidas à margem do 12° Congresso Brasileiro do Algodão, realizado entre 27 e 29 de agosto, em Goiás.

Adriana Gregolin, Coordenadora Regional do Projeto +Algodão avaliou que "para os representantes destes países conhecer o trabalho da Embrapa na área de melhoramento do algodão e seus sistemas de produção é de grande valor tendo em vista a posição de referência que a Embrapa ocupa na América Latina em termos de pesquisa, especialmente no setor algodoeiro".

Para o Assistente de Projetos do Programa de Cooperação Sul-Sul da OIT no Brasil, João Luiz Clementino, destacou que "este encontro é uma grande oportunidade para a articulação das ações entre os diferentes organismos internacionais presentes e os trabalhadores algodoeiros da África e América Latina. Este intercâmbio de conhecimento com a expertise técnica da Embrapa é a lógica da Cooperação Sul-Sul".

A OIT desenvolve o "Projeto Algodão com Trabalho Decente - Cooperação Sul-Sul para a Promoção do Trabalho Decente nos Países Produtores de Algodão da África e da América Latina" com a ABC e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). O objetivo do Projeto é promover o trabalho decente na cadeia produtiva do algodão, com ênfase nos Direitos e Princípios Fundamentais do Trabalho e na melhoria das condições de trabalho em cinco países produtores da fibra: Paraguai, Peru, Mali, Moçambique e Tanzânia.


Saiba mais

Fotos: João Clementino/ OIT Brasil