MPT lançará projetos de inserção social de jovens e adultos em Belém com apoio da OIT

Jovens e adultos de áreas vulneráveis e egressos da socioeducação e do sistema penitenciário serão atendidos pelas novas iniciativas.

Notícias | 24 de Março de 2017
O Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e de diversas outras instituições, lançará em Belém (PA) na próxima segunda-feira, dia 27 de março, os projetos “Escrevendo nossa história” e “Reescrevendo nossa história”, que visam a inserção social de jovens e adultos de áreas vulneráveis e egressos da socioeducação e do sistema penitenciário, respectivamente.

O primeiro projeto, “Escrevendo nossa história”, realizará ações com meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social na Paróquia Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, no bairro do Telégrafo, sob a coordenação do Instituto Universidade Popular (UNIPOP). Já o segundo, “Reescrevendo nossa história”, atenderá egressos das unidades socioeducativas da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) e da Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), localizada no bairro do Una.

O lançamento dos projetos começará às 8h com a inauguração do polo do “Reescrevendo nossa história” no bairro do Una, onde estarão presentes o Procurador Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, a Oficial Técnica de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT, Thais Faria, e o Coordenador Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho do MPT (COORDIGUALDADE/MPT), Sandoval Alves da Silva, entre outras autoridades. Em seguida, todos seguirão para a Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, onde conhecerão o polo do projeto “Escrevendo nossa história”.

À noite será a vez da poeta, jornalista, cantora e atriz brasileira Elisa Lucinda, que irá apresentar seu espetáculo “Parem de falar mal da rotina” especialmente para marcar o lançamento dos projetos. A performance será precedida da apresentação de canto do artista Reginaldo Viana, acompanhado de músicos da Fundação Carlos Gomes. O evento começará às 19h no Teatro Margarida Schivasappa do Centur, com entrada franca e retirada de ingressos na bilheteria do teatro a partir das 18h.

Parcerias

Os recursos para os dois projetos são provenientes de um Termo de Concretização de Direitos Humanos celebrado entre o MPT e a Companhia Docas do Pará (CDP), em que multas foram revertidas em prol de instituições que atuam na socialização e ressocialização de pessoas, bem como em ações que possam garantir cidadania para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa está inserida no âmbito de uma parceria inovadora entre o Escritório da OIT no Brasil e o MPT estabelecida em 2016, através de um acordo de cooperação que prevê a canalização de recursos provenientes de ações do MPT para a promoção e reparação do bem jurídico tutelado nas relações de trabalho e emprego, por meio de projetos destinados a promover o trabalho decente no país.

O trabalho é conduzido pelos procuradores do Trabalho Sandoval Alves da Silva e José Carlos Azevedo e desenvolvido com apoio do Tribunal de Justiça do Estado (TJE – PA), OIT, FASEPA, FUNPAPA, UNIPOP, ADRA, Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE), Polícia Civil/Data, Fundação PROPAZ, Secretaria Extraordinária de Estado de Integração e Políticas Sociais (SEIPS), Federação dos Empreendedores Adventistas do Pará (Fé Pará), Centro de Defesa do Negro no Pará (CEDENPA), , Centro de Estudos e Memória da Juventude Amazônia (CEMJA), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Escola Salesiana do Trabalho (EST) e Paróquia Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro.

A Fundação Carlos Gomes (FCG) também apoia os projetos e fornecerá monitores, professores, instrumentos musicais e cursos de educação musical, por meio da expansão do seu Projeto Música e Cidadania – já implementado na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado – que oferece cursos de musicalização em polos conveniados com entidades sociais e comunitárias. Além disso, já está em discussão a possibilidade de expandir um dos projetos até o município de Jacundá (PA).

Um outro projeto, desenvolvido recentemente pela SUSIPE na Vila da Barca e no Barreiro, também recebeu reversões do MPT dentro da proposta do “Reescrevendo nossa história”. Trata-se do projeto “Conquistando a Liberdade”, no qual presidiários conquistam diminuição de pena por meio de serviços prestados em escolas, como pintura e capina. Parte do “Conquistando a Liberdade” será inserida no projeto “Escrevendo nossa história”, através da ação “Papo Di Rocha”, que promove um debate entre presidiários e estudantes sobre dificuldades e problemas enfrentados pelos participantes.

Serviço:

Inauguração Polo do Projeto “Reescrevendo nossa história”
Horário: 8h
Local: Passagem Bom Jesus, 04 – Una/Transcoqueiro – Belém/PA

Inauguração Polo do Projeto “Escrevendo nossa história”
Horário: 11h
Local: Paróquia de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, Rodovia Arthur Bernardes, 459 – Telégrafo – Belém/PA

Espetáculo “Parem de falar mal da rotina” com a atriz Elisa Lucinda
Horário: 19h
Local: Teatro Margarida Schivasappa do Centur - Belém/PA - retirada de ingressos na bilheteria a partir das 18h