OIT aponta SESC Pantanal como laboratório de turismo sustentável

Agências da ONU estiveram em Cuiabá para o lançamento do programa Ciclos – Parceria para Economia Verde.

Notícias | 1 de Dezembro de 2016
© O hotel SESC Pantanal (Foto: Katiana Pereira/SETAS-MT).
“O Hotel SESC Pantanal é uma estrutura única e exemplar. Conta com excelentes facilidades para os visitantes, indo muito além de outros hotéis na procura de um turismo sustentável”, declarou o Diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen, que visitou a reserva ecológica localizada no Pantanal do Mato Grosso, na zona rural de Poconé, a 145 km de Cuiabá, nos dias 10 e 11 de novembro. Poschen é um dos principais especialistas da OIT em desenvolvimento sustentável e mudança climática, com experiência de mais de 30 anos em quatro continentes e foco nas dimensões sociais do uso de recursos naturais.

Antes da visita ao SESC Pantanal, o Diretor da OIT esteve em Cuiabá para o lançamento do programa Ciclos – Parceria para Economia Verde , que surgiu a partir da Parceria para Ação Pela Economia Verde (PAGE), uma iniciativa global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da OIT, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR).

O objetivo principal do programa Ciclos é transformar as políticas e práticas econômicas locais para promover o crescimento econômico de forma sustentável e inclusiva, fomentando a geração de renda e trabalho decente, reduzindo a pobreza e a desigualdade social e fortalecendo a sustentabilidade ambiental.

Turismo sustentável

© Os visitantes durante passeio de barco na região (Foto: Katiana Pereira/SETAS-MT).
Um dos eixos do programa é a promoção do turismo sustentável, aquele que preserva o ambiente e os recursos naturais e garante o crescimento econômico da atividade, satisfazendo as necessidades das gerações presentes e futuras. O PNUMA defende que o desenvolvimento turístico deve pautar a economia dos recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, além de ser privilegiado e encorajado pelas autoridades públicas nacionais, regionais e locais.

Sobre a estrutura oferecida pelo SESC Pantanal, o Diretor da OIT no Brasil aponta que um dos grandes diferenciais do empreendimento, é o cuidado extremo com a conservação da reserva ecológica de mais de 1.000 quilômetros quadrados, que conta com gestão e atendimento científicos qualificados e é usada para a educação ambiental.

Poschen também avaliou como vanguardista o projeto do SESC Pantanal de estender o uso de energia renovável para além do aquecimento solar da água, incluindo a geração de eletricidade com uma instalação fotovoltaica. O hotel também conta com tratamento de água e esgoto, uma estação de tratamento de resíduos sólidos, captação de água da chuva e aquecimento solar, além de realizar a compostagem do lixo orgânico, que vira adubo.

Trabalhadores locais

© Trabalhador local (Foto: Katiana Pereira/SETAS-MT).
Outro ponto observado pelo Diretor da OIT no Brasil é a valorização da população local, já que moradores da região têm preferência nos processos seletivos de contratação. “Eles atuam como guias que explicam a natureza e a cultura do Pantanal para o visitante com um conhecimento e uma autenticidade que ninguém pode aprender numa escola ou faculdade”, enfatizou Poschen. Segundo a Supervisora do SESC Pantanal, Christiane Caetano, 90% dos trabalhadores do local vivem em Poconé.

O Coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes da OIT, Paulo Sérgio Muçouçah, que também acompanhou a visita, destacou a importância do turismo como atividade econômica. Para ele, o Mato Grosso apresenta grande potencial para o turismo, mas a fragilidade de seus ecossistemas exige a adoção de medidas que respeitem o meio ambiente e preserve a cultura local: "Acho que foi muito apropriada a nossa visita ao SESC Pantanal, uma vez que este hotel pode ser considerado uma espécie de modelo para o turismo sustentável: ao mesmo tempo em que faz da natureza a sua principal atração, ele contribui de diversas maneiras para a sua conservação".

© O pôr-do-sol no Pantanal (Foto: Katiana Pereira/SETAS-MT).
O Secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, destaca que é importante ter empreendimentos como o SESC Pantanal como referência. Arruda defende que o programa Ciclos pretende ajudar na preservação do meio ambiente de forma direta, além de gerar postos de trabalho formais com todas as garantias: “Temos o SESC Pantanal como um exemplo a ser seguido em nível nacional. Estamos com cinco agências da ONU apoiando esse programa e um dos objetivos é promover esse ciclo de transformação para uma economia inclusiva e sustentável”.

Borboletário e inclusão social

© Equipe da OIT durante visita ao SESC Pantanal (Foto: Katiana Pereira/SETAS-MT).
No SESC Pantanal, o borboletário é uma das atrações que encantam quem conhece o complexo turístico. O espaço contém três mil borboletas de 20 espécies diferentes e é mantido pelo trabalho de 25 famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem na região.

O Diretor da OIT no Brasil afirmou que o aproveitamento de oportunidades de geração de renda para famílias pobres do campo, como a criação de larvas de borboletas, faz do “SESC Pantanal um laboratório de turismo sustentável que pode servir de modelo e de centro de formação para outros projetos no Mato Grosso e no Brasil”.

O Presidente do Sistema Fecomércio-MT/Sesc/Senac, Hermes Martins da Cunha, acompanhou a comitiva na visita: "Estruturas como a do Sesc Pantanal são motivo de orgulho para nós. O Mato Grosso caminha rumo ao avanço da sustentabilidade e essa unidade é um exemplo palpável disso".

Participaram ainda da visita o Chefe do Serviço de Economia e Comércio do PNUMA, Steven Stone, e o Coordenador do PAGE no Peru, Miguel Angel Beretta.

SESC Pantanal

© Vista aérea do Pantanal do Mato Grosso (Foto: Katiana Pereira/SETAS-MT).
Localizado no Pantanal de Poconé e de Barão de Melgaço, às margens do rio Cuiabá, a 145 km de Cuiabá, o hotel compõe o projeto socioambiental da Estância Ecológica SESC Pantanal, atuando na área do ecoturismo. O espaço opera nos períodos de seca e cheia e está integrado a uma reserva ecológica certificada como Reserva Particular do Patrimônio Natural.

* Com informações da SETAS/MT.