“Estresse no local de trabalho: É hora de aliviar o fardo”

“O estresse relacionado ao trabalho afeta os trabalhadores de todas as profissões em países desenvolvidos e em desenvolvimento da mesma maneira. Ele pode seriamente prejudicar não apenas a saúde dos trabalhadores, mas também, e com frequência, o bem estar de suas famílias”, afirma o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder.

Notícias | 27 de Abril de 2016
Este Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho tem como foco a carga que incide sobre a saúde e o bem estar dos trabalhadores em todo o mundo devido ao estresse no ambiente de trabalho.

A Meta 8 do Objetivo 8 da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável pede "ambientes de trabalho seguros para todos os trabalhadores" – garantir locais de trabalho seguros vai além da proteção da segurança física dos trabalhadores, se estendendo ao seu bem estar mental e psicológico.

O estresse relacionado ao trabalho afeta os trabalhadores de todas as profissões em países desenvolvidos e em desenvolvimento da mesma maneira. Ele pode seriamente prejudicar não apenas a saúde dos trabalhadores, mas também, e com frequência, o bem estar de suas famílias.

A globalização e as mudanças tecnológicas têm transformado padrões de trabalho e de emprego de formas que às vezes contribuem para o estresse relacionado ao trabalho. Os altos níveis de desemprego, em particular na ausência de medidas adequadas de proteção social, também podem ter consequências indesejáveis para a saúde mental dos trabalhadores.

Empresas não são poupadas e enfrentam as consequências do estresse relacionado ao trabalho em seu desempenho geral com o aumento do absenteísmo, do presenteísmo e da rotatividade de pessoal, além de relações de trabalho difíceis.

Mais dados e análises são necessários para quantificar totalmente os custos financeiros de estresse no trabalho, mas já é muito claro que o fardo é considerável. Um estudo recente citado no relatório da OIT, Estresse no ambiente de trabalho: um desafio coletivo, lançado para marcar este dia, indica que mais de 40 milhões de pessoas são afetadas por estresse relacionado ao trabalho no interior da União Europeia e que o custo estimado da depressão relacionada ao trabalho é de € 617 bilhões por ano.

Embora muito ainda precise ser feito para reduzir o estresse no trabalho, podemos dizer que nos últimos anos tem havido uma evolução positiva na compreensão do problema. A conscientização tem aumentado e, na maioria dos países, formuladores de políticas, parceiros sociais e redes de profissionais estão cada vez mais envolvidos no desenvolvimento de legislações, políticas, estratégias e ferramentas para a avaliação e a gestão do estresse relacionado ao trabalho.

É claro que a proteção da saúde mental dos trabalhadores deve se concentrar em estratégias preventivas. A avaliação e a gestão de riscos psicossociais na sua origem irão ajudar na elaboração das medidas coletivas e individuais necessárias para melhorar a qualidade de vida no trabalho para homens e mulheres.

A OIT está comprometida em trabalhar com governos, trabalhadores e empregadores e suas organizações ao redor do mundo para desenvolver e implementar políticas eficazes em nível nacional, regional e empresarial para prevenir e minimizar o estresse relacionado ao trabalho.

Mensagem do Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, para o Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho