Dia Internacional da Juventude 2020

#MeuFuturoDoTrabalho

Jovens e seu olhar para um futuro #pós-COVID-19 na América Latina e no Caribe. O que vem depois da crise? A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lança um chamado para uma conversa urgente: queremos ouvir as vozes das/dos jovens nas mídias sociais e convidá-las(os) a participar de uma grande reunião virtual no dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude.

No Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) em tempos de pandemia, a OIT Américas convida você para uma conversa importante para o futuro das sociedades na América Latina e no Caribe sobre o emprego das/dos jovens e suas oportunidades de trabalho decente.

A conversa online será realizada na próxima quarta-feira, 12 de agosto, às 18h (horário de Brasília) com tradução em três idiomas (espanhol, inglês e português), inscreva-se o quanto antes pelo link:

https://zoom.us/webinar/register/WN_pWHVMr1mRTyIbZF9oJRM-Q

Como as/os jovens enxergam seu futuro do trabalho? Como as/os jovens foram afetados pela COVID-19? Quais são os principais desafios que as/os jovens enfrentam no mundo pós-COVID-19? Quais ferramentas e habilidades as/os jovens precisam ter para sobreviver à crise? Como podemos construir um normal melhor que inclua as/os jovens e promova seu enorme potencial?

Essas são algumas perguntas que buscaremos responder como parte da estratégia para enfrentar uma crise sem precedentes na região.

Participam do encontro:
  • Sigrid Bazán, moderadora, Peru.
  • Vinícius Pinheiro, diretor da OIT para a América Latina e o Caribe.
Panelistas
  • Alice Caymmi, cantora e compositora, Brasil.
  • Jameela Hollingsworth, representante do Conselho de Desenvolvimento da Juventude, Barbados. 
  • Santiago Cano, Global Shaper - One Young World, Colômbia.
  • Marysol Rodriguez, União Industrial Argentina (UIA) Jovem, Argentina.
  • Gustavo Padua, presidente do Comitê da Juventude Trabalhadora das Américas (CJTA), Brasil. 
  • Max Trejo, secretário-geral da Organização Internacional da Juventude para Iberoamérica (OIJ).
O diálogo regional da OIT neste Dia Internacional da Juventude, com e para as/os jovens, buscará: 
  • Debater o futuro do trabalho das e dos jovens no “#pósCOVID19.
  • Explorar alternativas de políticas públicas: o que pedem as/os jovens.
  • Boas práticas: o que funciona para as/os jovens.
  • Habilidades de amanhã: educação e treinamento para um mundo sustentável.
  • Empreendimento e empoderamento: o futuro é das/dos jovens.
  • Diálogo social: como construir um futuro possível.
A OIT destaca que as pessoas jovens estão entre as que mais sofrem com as consequências sociais e econômicas da pandemia de COVID-19. Antes da pandemia, já havia quase 10 milhões de trabalhadores e trabalhadoras jovens desempregados(as), seis em cada 10 trabalhavam em condições de informalidade e cerca de 23 milhões não trabalhavam nem estudavam. Com a crise, a situação piorou.

As sequelas desta crise acompanharão as/os jovens nos próximos anos. Elas e eles correm o risco de se tornar uma "geração de confinamento", caracterizada pela interrupção de programas educacionais, pela perda de empregos, pela falência de empreendimentos e pela queda de sua renda. Mas também é o momento de responder aos desafios, criar novas oportunidades e tornar as/os jovens a força motriz de uma nova sociedade.

Qual a sua opinião sobre o futuro do trabalho?


#MeuFuturoDoTrabalho já chegou. A OIT Américas quer ouvir as opiniões das/dos jovens da região sobre o caminho a seguir.

Em todos os países da América Latina e do Caribe, pedimos que as/os jovens respondam: O que você deseja para o seu futuro do trabalho pós-COVID-19? Quais os desafios?

As respostas devem ser enviadas na forma de um vídeo com no máximo 30 segundos de duração (gravado na vertical ou horizontal) ou um texto curto no Twitter e/ou Instagram, marcando @OIT_mericas e @OIT_Brasil. Os vídeos e as mensagens serão difundidos nos site e nas redes socias (Twitter, Instagram e Facebook) da OIT Americas, e compartilhados pela OIT Brasil

Também convidamos atores do mundo do trabalho e personalidades da região que desejem contribuir para o evento #MeuFuturoDoTrabalho, nesse caso, a responder à pergunta: Quais são os caminhos necessários para que as/os jovens tenham um futuro do trabalho melhor?

Participe desta conversa!

Envie AGORA o seu vídeo de até 30 segundos ou um texto por Twitter ou Instagram com a etiqueta #MeuFuturoDoTrabalho, marcando @OITAmericas,  para que possamos compartilhar.

E no dia 12 de agosto, participe conosco do evento.