A OIT apoia os centros de formação profissional na formação de formadores em Empreendedorismo

Uma das prioridades do Programa País de Trabalho Digno assinado entre a OIT e o Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, em Maio de 2013, é a Promoção do Trabalho digno para homens e mulheres, especialmente para os jovens. Dando cumprimento ao primeiro resultado desta prioridade, nomeadamente “ A empregabilidade de mulheres e homens jovens é melhorada através do reforço da capacidade do sistema nacional de ensino técnico e profissional”, a OIT mobilizou recursos a fim de responder a solicitação do Governo de promover o empreendedorismo como meio de criação de oportunidades de emprego decentes para os jovens.

Date de parution: 17 septembre 2017 |

Neste sentido, sob a coordenação do Ministério do Emprego e dos Assuntos Sociais, foram estabelecidas parcerias entre os três principais centros de formação profissional do País, nomeadamente: Budo-Budo, São Tomé-Brasil e o Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agropecuário (CATAP), pertencentes, respetivamente, aos Ministérios: Emprego e Assuntos Sociais; Educação, Cultura, Ciência e Comunicação e Agricultura e Desenvolvimento Rural, a fim de formar formadores na utilização dos instrumentos de formação em empreendedorismo ‘Gere a sua ideia de negócio’ e ‘Comece o seu negócio’.

A formação que decorreu em duas fases, ambas orientadas por 1 Mestre Formador, participaram numa primeira fase da formação, de 4 a 22 de Setembro, 17 formadores dos três centros acima mencionados.

O ultimo dia da formação de formadores os participantes receberam a visita da Diretora da Equipa de Apoio Técnico para a Africa Central e do Escritório da OIT para os Camarões, Guiné Equatorial e São Tome e Príncipe. A Sra Diretora quis conhecer o sentimento dos formandos em relação à formação que estava a ser ministrada. Todos foram unânimes em reafirmar a importância da formação do ponto de vista metodológico, para eles próprios, pois cada um /a terminou a formação com plano de negócios seu, como também para os Centros.

A Senhora Diretora por seu lado manifestou a sua satisfação pelo facto de ver que os esforços da OIT para satisfazer às solicitações do governo. Esta primeira fase concluiu com a entrega de manuais ‘Gere a sua ideia de negócio’ e ‘Comece o seu negócio’, no Ministério do Emprego e dos Assuntos Sociais, aos três Centros de Formação Profissional, pela Diretora Vera Paquete-Perdigão.

A segunda fase – coaching dos formadores - decorreu no Centro de Formação Profissional de Budo-Budo e contou com a participação dos alunos finalistas do ano letivo 2016 – 2017. Participaram 35 jovens distribuídos em dois turnos (manhã e tarde). Os formadores organizados em grupos de 2 ou 3 foram orientandos os trabalhos, sob a supervisão do Mestre Formador.
De acordo com os objetivos traçados, os formandos elaboraram ao longo da semana o seu plano de negócios que, no último dia foi apresentado e analisado pelos formadores.

De forma global todos e todas consideraram a formação de muito útil, pois muniu-lhes de novos conhecimentos sobre o empreendedorismo, abriu-lhes os horizontes e proporcionou-lhes tomar contacto com os manuais ‘Gere a sua ideia de negócio’ e ‘Comece o seu negócio’, instrumentos indispensáveis para o sucesso no mundo dos negócios.