International Journal of Labour Research

Os sindicatos são importantes numa recuperação da COVID-19 centrada no ser humano

A nova edição da revista International Journal of Labour Research explora estratégias para apoiar os trabalhadores e as suas organizações a definir políticas de resposta à COVID-19 e a defender a justiça social e os direitos dos trabalhadores.

Press release | Geneva | 24 June 2021
Genebra (NOTÍCIAS DA OIT) - Os sindicatos são importantes e desempenham um papel fundamental no combate à pandemia e na garantia de uma recuperação centrada no ser humano, de acordo com a nova edição do International Journal of Labour Research, lançada pelo Bureau para as Atividades dos Trabalhadores da OIT(ACTRAV).

A COVID-19 e a Recuperação: o papel dos sindicatos na construção de um futuro melhor,” refere que os sindicatos têm defendido as suas posições e ajudado a proteger de forma mais eficaz as trabalhadoras e os trabalhadores e os seus empregos em todo o mundo, apesar do impacto devastador da crise nos/as trabalhadores/as e nas suas famílias, do aumento das violações dos direitos sindicais, da perda de membros, e de um ambiente hostil em relação aos sindicatos em alguns países.

Esta edição da revista descreve a urgência para os sindicatos de desenvolverem novas estratégias para enfrentar os desafios de alcançar uma recuperação geradora de empregos, reforçando os sistemas de segurança e saúde no trabalho , e alcançando uma proteção social universal para todas as pessoas, a igualdade de género, a digitalização e uma transição justa para economias ambientalmente sustentáveis. Ao abordar estas questões, a pandemia da COVID-19 pode desafiar os sindicatos para lidar com a situação.

"A pandemia da COVID-19 demonstrou de forma dramática que os desafios que foram salientados há dois anos na Declaração do Centenário da OIT, continuam a ser tão pertinentes durante a atual crise. Não pode haver justiça social e trabalho digno sem um roteiro centrado no ser humano e o reforço das instituições do mundo do trabalho, em particular das organizações de trabalhadores. A adoção de um Apelo Global à Ação para uma Recuperação da COVID-19 Centrada no Ser Humano, pela 109ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho deste ano, confirma esta visão da Declaração do Centenário e a urgência da sua implementação", afirmou Maria Helena André, Diretora da ACTRAV da OIT.

A edição deste ano da International Journal of Labour Research sublinha a importância do diálogo social como veículo para aumentar a filiação sindical e contribuir para a conceção e implementação eficaz de uma estratégia de recuperação robusta e inclusiva.

Os dados da revista mostram que o diálogo social, utilizado para alcançar um consenso entre trabalhadores e empregadores, contribuiu para um aumento global de 26 por cento na filiação sindical. A nível mundial, 83 por cento dos sindicatos adotaram o diálogo social em resposta à pandemia, com cerca de 89 por cento envolvidos em consultas tripartidas. As organizações de trabalhadores devem partcipar mais com governos e organizações de empregadores em todas as fases da formulação e implementação de respostas políticas à COVID-19, como se pode ler nesta edição. .

A International Journal of Labour Research apela à solidariedade global dentro e além fronteiras e à ação urgente para acelerar o processo de uma recuperação inclusiva, sustentável e resiliente da crise.