Centenário da OIT

O Terra Justa presta homenagem à Organização Internacional do Trabalho

Press release | Fafe, Portugal | 15 April 2019
A 5ª edição do Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade-Terra Justa prestou homenagem à OIT pela promoção da justiça social em todo o mundo.
 
Esta iniciativa, promovida pelo município de Fafe em Portugal, homenageia personalidades e instituições nacionais e internacionais que se destacam no contexto das causas e valores da humanidade.
 
«O Terra Justa prestou homenagem à OIT para sublinhar a necessidade urgente de empregos dignos e de direitos. Precisamos de empregos em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana», explicou Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe.
 
No dia 3 de Abril, o primeiro dia desta edição, organizou-se uma série de atividades para festejar o Centenário da OIT e sensibilizar o público para os desafios do futuro do trabalho.
 
Entre estas atividades, inaugurou-se uma exposição para apresentar o trabalho da OIT no mundo inteiro na promoção dos Direitos Humanos num contexto de empregos dignos.
 
«Em nome do Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, estamos orgulhosos e sentimo-nos honrados com este tributo à nossa organização. Houve muitos progressos para a justiça social, mas ainda precisamos de continuar a enfrentar desafios no mundo do trabalho, especialmente os que surgiram com a questão do futuro do trabalho. Precisamos de encontrar complementaridades entre a tecnologia e os seres humanos e promover a segurança, a paz e empregos dignos para todos», afirmou Maria Helena ANDRÉ, Diretora da ACTRAV, que representou a OIT neste evento.

Algumas entidades locais, estudantes, universitários, parceiros tripartidos nacionais em Portugal e muitos outros convidados estiveram presentes nesta 5ª edição do Terra Justa.