O Projecto «Portugal e a OIT - dinâmicas de uma relação», centra-se na análise da evolução das relações entre a Organização Internacional do Trabalho e Portugal, desde 1919 até aos nossos dias. É apoiado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e pelos Parceiros Sociais.
Os conceitos e instrumentos da OIT são conhecidos junto dos actores do mundo do trabalho mas estão pouco presentes na grande maioria dos curricula das nossas universidades e a sua divulgação junto da opinião pública portuguesa é extremamente limitada.
O Escritório da OIT em Lisboa traçou uma estratégia com vista a colmatar aquele déficit, na qual se insere este projecto. Em estreita colaboração com a DGERT - Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e os parceiros sociais e envolve uma tripla dimensão: tratamento da informação disponível, estudo analítico e divulgação. Do projecto resultará um livro que traduzirá as 3 principais linhas de investigação: contexto histórico, impacto dos normativos da OIT na evolução do sistema de relações laborais português e a posição de Portugal enquanto plataforma giratória entre a OIT e os PALOP.
O projecto decorre em contexto tripartido, contando com uma Comissão Tripartida de Acompanhamento, responsável pelas tarefas de supervisão global e validação de conteúdos. Esta Comissão é presidida pelo Dr. Nascimento Rodrigues e inclui representantes do governo e dos parceiros sociais.
A equipa de investigação é coordenada pelo Professor Doutor António Casimiro, da Universidade de Coimbra.
As Relações Portugal/OIT em exposição »
Projecto Centenário OIT »
|